O Open City é um programa extracurricular oferecido aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que estimula a criação de projetos inovadores que melhorem a cidade e a vida comunitária. Como parte do processo de criação, que dura um ano, os estudantes receberam no Band dois inventores que estimularam um rico debate: Marcio Nigro, criador do site de caronas Caronetas, e Luis Otávio Ribeiro, criador da plataforma de “crowdfunding” Catarse.
Durante duas horas, ambos apresentaram suas trajetórias e desafios enfrentados para empreender. “Apresentamos dois caminhos diferentes, acho importante essa riqueza. Já sou freqüentador assíduo do Open City”, comentou Luis Otávio.
Em outro encontro, os estudantes rumaram à Vila Madalena, para conhecer mais de perto a vocação do bairro para a inovação e arte. “Respirar arte e inovação faz parte do dia-a-dia da Vila”, disse o aluno Arthur Campedelli.
No passeio, visitaram espaços de grafite, como o “Beco do Batman”, e também a galeria Choque Cultural, que elevou esse tipo de arte ao patamar daquela mais tradicional. Lá, tiveram uma aula sobre arte urbana e mercado com a educadora Raquel Ribeiro.
Depois conheceram as experiências de educação e cultura voltadas à comunidade: A Cidade Escola Aprendiz e o Catraca Livre, respectivamente. “Eu acho o Catraca Livre a experiência mais inovadora de todas que já conhecemos”, acredita Arthur. “É uma ferramenta para conectar o indivíduo à sua cidade”, concluiu. O grupo do Open City segue agora para elaborar e desenvolver seu próprio projeto, a ser apresentado no final do ano.