Os alunos dos 3.os anos do Ensino Médio tiveram a oportunidade, nas aulas de Química Orgânica, de aprender conceitos de isomeria de forma divertida e eficaz. Montando as moléculas tridimensionais com ajuda de um material específico, o Atomlig, fornecido no início do Ensino Médio, eles puderam visualizar melhor as estruturas e assim compreenderem as semelhanças e diferenças que caracterizam os isômeros.
O fenômeno da isomeria é muito comum na Química Orgânica, pois os compostos feitos de carbono podem se agrupar de diversas formas diferentes. Consiste na comparação de duas moléculas com mesma fórmula, mas cuja posição dos elementos que as constituem varia. No aprendizado da isomeria óptica, que ocorre quando os isômeros conseguem desviar um feixe de luz polarizada, no entanto, o aluno tende a ter dificuldade em visualizar as diferenças entre as moléculas; com a ajuda da montagem tridimensional das moléculas com o Atomlig, na maioria das vezes, essas diferenças ficam claras.
“Eles sempre adoram esse tipo de atividade”, comenta a professora Vanderiza Rodrigues, que coordena a atividade em conjunto com a professora Elizabeth Zink. “É uma forma de expor esse conteúdo de uma maneira que o aluno possa visualizar melhor o que, às vezes, só pelo desenho na lousa, ele pode não compreender”.