Em 2012, foi feita pela primeira vez. No planejamento para 2013, ela permaneceu.
A certeza que a atividade com o Wordle deveria ser repetida com os 8ºs anos vinha justamente da boa repercussão que ela teve entre os alunos e das análises possíveis a partir do resultado.
Salas de aula têm dinâmicas muito particulares, dificilmente se repetem e, segundo alguns professores, é justamente nisso que resiste sua disposição em manter-se dentro de uma delas.
Atividades como “Adolescência em palavras” só ajudam a reforçar essa ideia.
Propostas iguais resultados diferentes.
Durante as aulas semanais de CPG buscamos estimular em nossos alunos a autorreflexão e a percepção de que ele pode ser ouvido em um momento de muitas e, por vezes, incompreensíveis mudanças.
Novas e “definitivas” verdades, incertezas, arrojo, novas paixões e desejos. Tudo ao mesmo tempo.
Como dominar todos esses sentimentos? Como ajudá-los a enfrentar essa etapa?
O desafio: uma única palavra deveria tentar definir sentimentos, ajudar a encontrar respostas ou representar esse novo período da vida dos nossos alunos.
O Wordle embaralhou as palavras digitadas, destacou as que mais apareceram e no final mostrou imagens bem diferentes do ano anterior. Aspectos da puberdade muito comuns em 2012, foram deixados de lado e substituídos por questões de relacionamento, amizade e tecnologia
Mesmo sabendo que isso era possível, não podemos negar alguma surpresa.
Abaixo você confere os resultados. Clique na imagem para ampliar.
Para finalizar essa atividade, resolvemos propor uma “técnica antiga” para algumas classes. Distribuímos revistas, tesoura, cola e cartolina e os desafiamos a produzir um cartaz que, com imagens, complementasse a atividade com o Wordle.
Se quiser ver os resultados de 2012, clique aqui.