O Band inscreveu, pela primeira vez, um grupo de alunos interessados na Olimpíada de Geografia promovida pela revista National Geographic Brasil. Os resultados já são positivos: a aluna Mariana Namy recebeu um diploma de menção honrosa e o aluno Daniel Sanches foi selecionado entre os 13 finalistas para participar de uma viagem ao Rio de Janeiro, onde se dará a prova final do concurso.
Mesmo já tendo experiência e tradição nas Olimpíadas de Matemática, Química e Informática, o Colégio inovou ao aderir em uma Olimpíada no campo das Humanidades, e assim abrindo portas para alunos de interesse nessa área para a participação nesse tipo de competição.
A Olimpíada dirige-se para alunos dos oitavos e nonos anos, no Ensino Fundamental, e ao primeiro ano do Ensino Médio. Em sua quinta edição, o evento tem como objetivos estimular jovens estudantes a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem, além de incentivar estudantes e educadores a avaliarem as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.
“Queremos criar uma cultura de participação dos nossos alunos nesses concursos, por entender que é um meio de estimular a busca por novos desafios e conhecimento”, explicou o professor de geografia Lucas Amaral Costa que, em conjunto com a professora Leda, acompanhou os alunos durante todo o processo.
Daniel Sanches, classificado entre os 165 mil alunos envolvidos no processo seletivo como um dos 13 finalistas, conta que se interessou em participar por um misto de motivação pessoal e dos professores responsáveis. “Para me preparar, usei apenas o que vi no Band e em notícias e jornais” contou. Ele se diz muito animado para a final no Rio de Janeiro. “Essa Olimpíada tem sido uma ótima experiência para mim, espero que eu consiga alçar resultados melhores ainda.”
A premiação ocorrerá no próximo dia 26, concluindo o ciclo do Desafio National Geographic.