Historicamente, as mulheres só conquistaram Direitos a partir do século XX. Muitas vezes, em aula, os alunos me perguntam por que comemoramos o dia das mulheres? Eles precisam entender que trata-se de um momento de reflexão sobre essas recentes conquistas, explicou a professora de história, Ana Cíntia de Albuquerque, sobre o marco histórico. “Mesmo com essas conquistas, as mulheres ainda são muito associadas a atividades profissionais secundárias e não são bem remuneradas”, completou.
Para homenagear as mulheres e participar da celebração de seu Dia Internacional ,o Band teve uma programação especial dedicada especialmente a elas no dia oito de março. Como já é tradição, os alunos do Grêmio XVI de Agosto distribuíram rosas aos alunos. Foram cerca de três mil flores entregues. Os garotos podiam comprá-las e entregá-las a alguma amiga, namorada ou professoras. “As rosas que eu recebi foram de amigos meus, o que mostra que eles também se importam com a gente”, contou a aluna Bruna Francischini.
Já as professoras puderam se divertir e dançar com música ao vivo. Para animar os intervalos na sala dos professores, um grupo de músicos se apresentou com violoncelo, guitarra e teclado criando um Jazz dançante. Para acompanhá-los, dois casais de dançarinos foram chamados para fazer uma animada performance; em determinados momentos as professoras eram convidadas à “pista de dança”.
Ao mesmo tempo em que acompanhavam a apresentação, os docentes podiam saborear um café especial, e as professoras receberam rosas. O dia 8 de março foi escolhido internacionalmente para essa celebração porque marca as manifestações das trabalhadoras russas nas fábricas durante a Primeira Guerra Mundial.
Confira a galeria de imagens clicando aqui.