Coordenar os estudantes na função de inspetor de alunos tem sido, em geral, uma atividade exercida por homens. No entanto, o Band conta com duas inspetoras, que emprestam todas as qualidades femininas ao ofício: Edna Aparecida Vilela e Maria Eronice Macedo.
“Elas têm um trato especial com as alunas, sobretudo nos assuntos estritamente femininos; mas são responsáveis pelo apoio a qualquer estudante, como fazem os inspetores”, explicou o supervisor Domingos Alves da Silva. “Hoje em dia existe uma necessidade do inspetor não ser apenas aquele que abre as salas, liga o ar condicionado ou auxilia o professor em alguma tarefa. A responsabilidade é maior. Eles precisam se envolver mais com os alunos e apoiá-los
em vários sentidos, principalmente no emocional – daí também a importância das mulheres”, completa.
Edna e Maria Erionice têm muita experiência no ofício, pois já o exerceram em outras escolas. “Trabalhar aqui no Band é muito agradável, os alunos são muito carinhosos e respeitosos. Também gosto daqui porque sempre aprendo algo novo; isso é o bom de se envolver com a educação”, acredita Edna.
“Os inspetores precisam estar sempre disponíveis para auxiliar os alunos e professores. Gosto de ajudar os alunos nessa etapa importante da vida”, afirmou Maria Eronice, mais conhecida como Nice.