No começo do ano, a coordenadora de Tecnologia Educacional, Cristiana Mattos Assumpção, esteve em Austin, no Texas, Estados Unidos, para participar do Horizon Project, apresentando o projeto “Fogões Limpos”, feito pelo Band em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology). O evento foi promovido pela New Media Consortium, que procura estudar as novas tecnologias na escola.
O Horizon Project acontece há dez anos, com a participação de pesquisadores e educadores, que se reúnem para debater ideias e pesquisas. O evento reúne profissionais de vários ramos da educação, que envolvem escolas, universidade e bibliotecas.
“A dinâmica é bem diferente e interessante. Recebemos artigos para estudarmos e também fizemos um debate em grupo, auxiliado por moderador que, por meio de um mapa visual, resumiu as ideias no papel para serem apresentadas”, contou a coordenadora.
Para um projeto ser selecionado para o Horizon Project, passa antes por uma avaliação do impacto educacional e tecnológico. “Eles oferecem, para algumas escolas, a oportunidade de apresentar algum projeto, para que este possa ser mais conhecido e até receber maior apoio de pessoas interessadas. É uma chance paras as ideias inovadoras crescerem”, explica Cristiana.
No segundo dia do evento, Cristiana participou da restrita apresentação e avaliação de projetos, para as quais o “Fogões Limpos” foi inscrito. “Das várias propostas enviadas, só oito foram selecionadas. Juízes deram notas e um retorno sobre o que estava bom e o que poderia ser melhorado. Foi um teste para ver se nós, educadores, aprendemos também a vender as nossas ideias”, explicou a coordenadora.
“Recebemos muitos elogios de pessoas presentes, e várias outras querendo ajudar e fazer parte. Conseguimos novas parcerias e ambientes de colaboração para esse ano”, comemorou Cristiana.