Buscando melhorar o serviço de internet Wi-Fi, o Bandeirantes procurou ampliar o sistema, que só existia em poucas áreas, garantindo maior cobertura e velocidade para o acesso à rede. Foram implantados 80 pontos de internet, capazes de cobrir 100% da área do Colégio.
“Antes a internet wireless funcionava nas proximidades da secretaria, sala dos professores e biblioteca. Com essa ampliação, o Colégio inteiro terá acesso à internet Wi-Fi em todas as salas, andares e quadras. Independente de onde o aluno esteja nas dependências do Band, terá internet”, explica o coordenador do Sistemas de Informação do Bandeirantes Luiz Alexandre Castilho Cury.
Além dessa ampliação de pontos, o sistema contará com quatro servidores diferentes, que dividirão o número de dispositivos ativos e que consigam suportar os usuários caso um dos servidores fique fora do ar; tudo isso para não ocorrer congestionamento da rede, não comprometendo o desempenho da internet.
“Diferentemente da nossa antiga rede, que suportava apenas 200 dispositivos conectados, essa vai suportar 3.000 dispositivos. Acreditamos que os intervalos serão os horários de pico, e com isso deverão ter cerca de 2.400 dispositivos ativos conectados simultaneamente”, conta Cury.
Outro diferencial é controle e a segurança. Essa nova rede Wi-Fi possui um gerenciamento de 24h horas, do qual é possível acompanhar os dispositivos registrados, quantos usuários estão ativos e até o software utilizado. “Assim vamos observar a demanda dos usuários, verificando quando eles utilizam mais a internet, por onde acessam, é um sistema mais seguro e de maior controle”, esclarece o coordenador.
O uso da internet será livre para os alunos, professores e funcionários, que poderão conectar seus dispositivos móveis, como tablets, notebooks e celulares. O primeiro registro precisará ser feito com o login e com a senha que já possuem. Esses dados serão pedidos apenas na primeira vez, e depois disso, toda a vez que esse dispositivo registrado entrar na área Wi-Fi do Band, ele se conectará automaticamente. Os visitantes também poderão ter acesso à rede, requisitando uma senha de 12h na secretaria.
Dessa maneira, fica muito mais fácil para professores e alunos realizarem pesquisas acadêmicas imediatas dentro da sala de aula, por exemplo. “A dinâmica da aula será diferente agora, já que os alunos não precisarão mais sair para ir a uma biblioteca pesquisar um assunto; ele terá uma biblioteca em suas mãos para fazer a pesquisa online durante a aula”, explica o diretor de Tecnologia do Band, Sérgio Américo Boggio.
Notícias