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20/12/2012

Mário Abbondati defende mestrado no Band

#defesa #Mestrado #UFSCar

Mário Abbondati defende mestrado no Band

Publicado em 20/12/2012 11:48

O coordenador de Tecnologia Educacional, Mário Abbondati, finalizou seu mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Esse mestrado profissional é voltado a professores de Física e Matemática do Ensino Fundamental e Médio, que estejam no exercício da profissão e que busca o aperfeiçoamento da sua atuação profissional e a melhoria da qualidade de ensino.

Em 2009 Mário realizou o exame seletivo, para no ano seguinte iniciar as disciplinas do curso. Já em 2012 ele escreveu a dissertação de seu trabalho de mestrado, que foi a elaboração de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para, no final do ano, defendê-la dentro do próprio Bandeirantes. “Essa é a primeira vez que o PPGECE realiza uma defesa fora da universidade. A ideia foi do meu professor orientador”, contou Mário.

Foi em 2011 que o coordenador começou a desenvolver este trabalho, que teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação do AVA na plataforma Moodle, para o estudo de tópicos de Matemática do Ensino Fundamental. O público alvo foram os alunos do Bandeirantes da Fundação Ismart, instituição que concede bolsas de estudo a alunos de alta performance de escolas públicas. Os temas selecionados trabalhados no ambiente foram Grandezas e Medidas e também Porcentagem, escolhidos pelas necessidades dos alunos e pela relevância no cotidiano das pessoas.“O Moodle é um software utilizado para Educação a Distância. Para o Ensino Básico, a plataforma pode ser usada como apoio ao ensino presencial, através do chamado “blended learning”, uma mistura de ensino presencial com ensino a distância”, disse Mário.

Para esse ambiente, Mário utilizou diversos objetos de aprendizagem, como textos, softwares, imagens, animações, vídeos e áudio, muitos desenvolvidos por ele mesmo. “A ideia era fazer um ambiente o mais interativo possível, para que o aluno pudesse interagir com as ferramentas, estudar em casa e aprender o conteúdo que está disponível para ele”, explicou o coordenador.

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