Em 2012, cinco alunos do Bandeirantes foram premiados e onze receberam menção honrosa nas Olimpíadas de Química que se divide em Paulista, Brasileira e Brasileira Júnior.
Os alunos do Ensino Médio podem participar de duas maneiras. Uma é estar entre os 20 melhores alunos treineiros da Fuvest. Outra, é enviando a redação como participação da 1ª fase.
No Bandeirantes, os dois melhores textos do 1.o ano são selecionados pelos professores. Já no 2.o ano, os alunos podem fazer o curso preparatório para as Olimpíadas, ministrado no próprio Colégio pela equipe do Laboratório de Química. No fim do curso, esses alunos entregam suas redações, que novamente são selecionadas e encaminhadas para avaliação pela Comissão Julgadora do evento.
“Cada colégio só pode enviar dois alunos por série. Todas as redações devem se entregues até o mês de novembro, e só no ano seguinte que os estudantes fazem a 2ª fase”, explicou o professor do Laboratório de Química, Fábio Siqueira.
Em junho do ano seguinte acontece, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), a 2ª fase do evento.
Três alunos do Ensino Médio foram premiados este ano. Marco Aurélio Cardoso foi medalha ouro na Paulista e prata na Brasileira. “Participar dessas competições me estimulou a estudar além da matéria, ver que fora do Colégio também existem muitas coisas a serem aprendidas”, contou, orgulhoso.
Já para o Ensino Fundamental existe a Olimpíada Brasileira de Química Júnior, que acontece também em duas fases. A primeira é uma prova só de testes. Os melhores seguem para a fase seguinte, que tem um exame composto por testes e também questões dissertativas.
“Em todos os anos que nós participamos na Olimpíada Júnior, sempre obtivemos as menções honrosas, entregue aos alunos que acertam ao menos a metade da prova. Mas em 2012, pela primeira vez, o Colégio recebeu medalhas na competição”, contou a professora Lilian Siqueira.
Conheça os premiados:
– ENSINO MÉDIO
Olimpíada Paulista de Química
MARCO AURELIO BIGELLI CARDOSO (3.o ano) – Medalha de Ouro
GIANCARLO FERRIGNO POLI IDE ALVES (2.o ano) – Medalha de Ouro
CARMEM CASTIÑEIRA (2.o ano) – Medalha de Bronze
Olimpíada Brasileira de Química
MARCO AURELIO BIGELLI CARDOSO (3.o ano) – Medalha de Prata
GIANCARLO FERRIGNO POLI IDE ALVES (2.o ano) – Medalha de Bronze
CARMEM CASTIÑEIRA (2.o ano) – Medalha de Bronze
– ENSINO FUNDAMENTAL (9.os anos)
Olimpíada Brasileira de Química Júnior
ANDRÉ GANDELMAN BOVOLINI – Medalha de Bronze
LUCAS JUN KOBA SATO – Medalha de Bronze
CLAUDIO MAGNO CHO – Menção Honrosa
GABRIEL GÓES BRAGA TAKAYANAGI – Menção Honrosa
GUILHERME LACKS PEREIRA LIMA – Menção Honrosa
ISABELA RISTER PORTINARI MARANCA – Menção Honrosa
JOÃO PEDRO SPADÃO – Menção Honrosa
LAURA GIOVANNA FERNANDES VATTIMO – Menção Honrosa
MARIANA KISTEMANN GONÇALVES DIAS – Menção Honrosa
MATHEUS BOGER – Menção Honrosa
RICARDO FRÓES HOTOTIAN – Menção Honrosa
VICTOR ANDRÉ BATISTELLA – Menção Honrosa
VITÓRIA FERREIRA FLOSI – Menção Honrosa