No segundo semestre de 2012, os professores Ana Cristina Camargo, Girlene Sismotto, Marina Schwarz, Meire de Bartolo e Wilson Ferreira foram até Foz do Iguaçu (PR) para participar do 58º Congresso Brasileiro de Genética, com incentivo do Bandeirantes. Durante quatro dias, eles assistiram a palestras e cursos voltados ao tema central de Genética e Sustentabilidade.
Segundo os professores, o Congresso permitiu que os conteúdos teóricos e práticos fossem atualizados; eles também puderam trocar muitas experiências com outros profissionais que estavam lá presentes, dentre educadores e pesquisadores da área.
Muitos dos cursos e palestras trataram sobre a Biotecnologia, ou Biologia Molecular; outros abordavam o ensino da Genética aos jovens.
Os conhecimentos adquiridos serão aplicados no Projeto Biotecnologia e também em atividades da Equipe de Genética, para que o aluno sempre esteja a par do que é mais recente e inovador nessa área da Biologia (cujas descobertas não param de acontecer).
Nos próximos anos, os professores pretendem aplicar o questionário ROSE (The Relevance of Science Education) aos alunos, para medir o que eles pensam sobre o ensino da disciplina.