Para esclarecer dúvidas e conhecer melhor as profissões ligadas ás artes, desenho e ilustração, o Colégio promoveu um workshop com a escola de arte ArtAcademia, que dispõe de vários cursos voltados para a formação profissional em cinema e artes digitais. Para isso, Mario Mancuso, desenhista desde 1995, veio ao Band apresentar seu trabalho como quadrinista.
“A ArtAcademia é uma alternativa para o aluno do Band, pela proximidade do Colégio. É uma opção para perceberem que o meio da arte pode proporcionar uma carreira e que deve ser desenvolvida com comprometimento desde já, nos Ensinos Fundamental e Médio. A escola de arte ministra várias palestras, workshops e cursos que mostram como o desenho e a arte podem ser profissões serias e promissoras”, explicou o professor de Arte do Band, Pedro Leão.
Por cerca de uma hora e meia, Mario mostrou as diversas etapas na produção das páginas de uma revista. São elas conhecidas como Thumbnail, Lápis, Arte-Final, Colorização e Letreiramento. Além disso, apresentou uma equipe de vários editores, roteiristas e desenhistas que é contratada para realizar um serviço completo.
O desenhista também falou um pouco sobre as vantagens da profissão e sobre o mercado, em crescimento. “Acho importante divulgar como é o trabalho que eu faço. Não é só desenho, é uma profissão séria e muito compensadora. Um workshop como esse valoriza a profissão pois divulga o que as pessoas não sabem”, acredita Mario.
No mesmo dia, uma equipe da empresa Wacom (de tablets e meios digitais) veio mostrar seus produtos voltados especialmente às artes e ilustração. Para exibir a tecnologia que esta sendo utilizada atualmente nos locais de trabalho, Mario Mancuso utilizou uma das telas da Wacom e em menos de 20 minutos desenhou um perfeito Wolverine, personagem do grupo X-Men, da Marvel.
No final do Workshop ocorreu o sorteio de três páginas de quadrinhos de Mario e de um Tablet Bamboo da Wacom. A grande vencedora foi Elissa Suzuki, aluna de Humanas que prestará Design nos vestibulares desse ano. “Acho essa área muito legal por fugir das carreiras tradicionais. Ver a tecnologia que é agregada hoje a esse mundo e ver que tem muito reconhecimento me deu muito mais incentivo para seguir esse caminho dos desenhos”, proferiu a estudante com um largo sorriso no rosto.