As áreas da comunicação e da educação estão próximas desde que foram reconhecidas como campos científicos pela academia. No entanto, a USP (Universidade de São Paulo) abriu em 2011 a primeira licenciatura do Brasil no área de convergência desses dois campos, a chamada educomunicação.
O Bandeirantes é uma das escolas pioneiras em projetos educomunicativos na América Latina e esteve no IV Encontro Brasileiro de Educomunicação apresentando seus projetos Idade Mídia e Open City. O evento reuniu cerca de 70 trabalhos e 300 participantes que apresentaram experiências e pesquisas de todas as regiões do país.
“As práticas educomunicativas estão presentes em escolas, empresas, comunidades e governos. Os projetos do Bandeirantes chamam minha atenção pela inovação e uso do que há de mais atual em tecnologia”, disse o Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Encontro e da graduação na USP.
No primeiro dia, A professora Marina Consolmagno apresentou o Idade Mídia (projeto de onze anos que envolve os segundos anos do Ensino Médio na produção de comunicação) em um painel junto com outros educadores, que também compartilhavam experiências em escolas particulares. “O Encontro foi importante porque pude conhecer outras experiências que estão sendo feitas na área e também ver quais são as questões mais importantes discutidas por todos”, contou Marina.
Ao fim deste dia, o jornalista e educador Alexandre Le Voci Sayad celebrou a publicação do livro “Idade Mídia: A Comunicação Reinventada na Escola”, lançado oficialmente em abril pelas editoras Aleph e Jatobá. “Depois do lançamento oficial, este é o sexto evento que participo pelo Brasil para divulgar especificamente o livro. Fiquei feliz pela quantidade de pessoas que já tinham o livro e conheciam o projeto; havia inclusive uma senhora que criou um projeto inspirado no IM em um asilo de
idosos”, disse Alexandre.
Já no segundo dia de Encontro, o coordenador do Departamento Cultural, Emerson Bento Perira, apresentou o projeto Open City, parceria entre Bandeirantes, Universidade de Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), em que jovens criam soluções para uma comunidade mais participativa.
“Neste ano os estudantes decidiram desenvolver um modelo TEDx , de debates e inovação, dentro da comunidade do Band. É o primeiro TEDx de Ensino Médio
feito por alunos de escolas do Brasil. Os participantes do curso que fizeram tudo, desde a organização até o convite aos palestrantes”, explicou Emerson. “Participar de um Encontro como esse é importante porque, além de conhecermos outras experiências, podemos mostrar como o Bandeirantes está trabalhando de forma original com o supra-sumo da tecnologia educacional”, completou.
Uma publicação será lançada com os papers apresentados durante o Encontro.