Nos últimos meses a coordenadora de Espanhol, Rosemeire da Silva e a professora Ana Beatriz Mesquita participaram de duas capacitações voltadas ao ensino da língua. Apoiadas pelo Bandeirantes, Rose foi para Salvador (BA) apresentar resultados de sua pesquisa e Ana Beatriz participou de um curso na Espanha.
Durante quatro dias, Rosemeire esteve na Universidade Federal da Bahia (UFBA), para participar do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, que reúne pesquisadores da língua espanhola. Docentes de várias partes do mundo aprsentam seus projetos, pesquisas e ideias.
“O Bandeirantes era um dos dois únicos Colégios de Ensino Fundamental e Médio que estavam presentes no Congresso”, contou Rose. “Fui exibir um resumo e os resultados do mestrado que apresentei na Universidade de Nebrija, na Espanha. Era uma pesquisa que desenvolvi com os alunos dos 9.os anos”, completou a coordenadora.
Já a professora Ana Beatriz Mesquita foi para a Espanha participar do “Curso de Didáctica de Español como Lengua Extranjera”, na Universidade de Nebrija, em Madrid. Com duração de dez dias, ela esteve na presença de mais 23 docentes da língua, que procuravam trocar experiências como educadores.
“Tive aulas experimentais e fiz exercício que os professores dão aos seus próprios alunos, para praticar e experimentar outras técnicas. Trabalhei com as quatro áreas do ensino, que são as atividade comunicativas, de interpretação, de produção escrita e de produção oral alem dos exercícios auditivos. Com essa experiência, ampliei o que eu já sabia”, explicou a Ana Beatriz.
“Esses congressos são importantes para vermos quais são as tendências na área de pesquisas ligada ao mundo hispânico, tanto de literatura como lingüística. Ou seja, saber quais as tendências das universidades e dos pesquisadores, para sempre estarmos atualizadas”, finalizou Rose.