No segundo semestre, a coordenadora do Laboratório de Química, Elisabete Rosa, os professores Elisa Bombonato, Elizabeth Zink, Fabio Siqueira e Lilian Siqueira e o coordenador pedagógico do Band, Onofre Rosa, realizaram uma visita técnico-acadêmica à empresa Kurita, que fica na cidade de Arthur Nogueira, em São Paulo. Durante uma tarde inteira, os docentes foram acompanhados pela química Ana Elisa Caravetti, que trabalha no local.
A Kurita foi fundada em 1949 no Japão e hoje possui várias filiais em cidades da Europa e no Brasil. Sua principal função é desenvolver caldeiras, que se destinarão ao preparo de alimentos, medicamentos dentre outros itens. Muitas empresas precisam que seus produtos sejam preparados somente com o vapor de água, para que o gostou ou o odor não seja alterado. É ai que a Kurita entra, desenvolvendo e limpando caldeiras especiais para essas empresas.
“Primeiramente a Kurita vai aos locais analisar a água que eles possuem, observando principalmente que íons estão presentes no líquido. A partir desse estudo, eles podem desenvolvem uma caldeira mais adequada para quem requisitou”, explicou Bete Rosa. “Além disso, a empresa também realiza a limpeza dessas caldeiras. Com o acumulo dos íons, o metal pode corroer e até ocasionar explosões”, completou.
Os que os professores viram na Kurita tem total sinergia com os conteúdos das 1.as e 2.as séries do Ensino Médio. “Essa visita nos mostrou como prevenir acidentes alimentares, que comprometem sabores e cheiros. Vimos íons como Magnésio, Cálcio, Ferro, Carbonatos; todos eles nós tratamos aqui no Colégio. Agora poderemos contextualizar ainda melhor várias aulas que preparamos no Laboratório de Química”, finalizou Bete.