No último dia 29 (sábado), a professora de Literatura, Marise Hansen, participou do lançamento do novo selo da Companhia das Letras, Boa Companhia, que aconteceu no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O bate-papo reuniu três profissionais da área para falarem sobre a diversidade de gêneros: uma editora, uma escritora e uma pessoa ligada à educação.
Com o convite, Marise dividiu o palco com a escritora brasileira Lygia Fagundes Telles e com a editora da Cia das Letras, Lilian Moritz Schwarcz. O selo “Boa Companhia” já conta com uma coleção de seis livros. Cada volume reúne vários escritores em torno de um tema ou gênero. “Você tem, no mesmo livro, estilos diferentes, escritores diferentes, tempos diferentes, contextos diferentes. Assim como autores nacionais e estrangeiros variando entre o clássico e o contemporâneo”, explicou a professora.
Lilian Moritz Schwarcz abriu o bate-papo com a apresentação institucional do selo. Logo após, Marise falou sobre o tema “A importância da diversidade de gênero na formação do jovem leitor” e, para finalizar, Lygia Fagundes Telles contou mais sobre seu renomado trabalho com literatura.
“Em minha fala no evento, ressaltei bastante a importância de se criar intimidade com as características específicas de um gênero literário (estrutura, linguagem, propósito, tradição) para então se trabalhar a produção de texto, de acordo com as especificidades do gênero”, contou Marise.
“Coleções como essa facilitam o trabalho do professor em sala de aula, porque ele contempla essa diversidade de gêneros. Dentro da unidade, que é o volume, existe a diversidade, autores de várias épocas e ideias”, finalizou a professora.
Notícias