Chegou ao Band o porquinho que faz parte do projeto CoinC, da rede social ItsNOON. Esse trabalho espalhou em São Paulo dez esculturas de porcos personalizadas por artistas, com o objetivo de acumular ideias para melhorar a vida urbana. A proposta da ItsNOON é que, ao invés de moedas, as pessoas depositem esses pensamentos inovadores – algo que também pode ter muito valor para quem vive em São Paulo.
“Sobre cada uma das esculturas há uma abertura para que as pessoas depositem ali papéis com sugestões. É a chance que as pessoas têm de dizer o que a cidade pode mudar para que a vida delas melhore”, disse o presidente da ItsNOON, Reinaldo Pamponet.
Os CoinCs se assemelham ao Cow Parade e à Rino Mania, exposições de esculturas de animais que já aconteceram em São Paulo. No caso dos porquinhos do Band, “foi a parceria entre a Coordenação do Cultural e a Coordenação de Arte que viabilizou o projeto. O Cultural percebeu a sinergia do projeto com o Colégio, já que ambos integram cidadania, protagonismo juvenil e arte, e assim fez a parceria com a ItsNOON e a Mandalah (consultoria de inovação)”, explicou Emerson Bento Pereira, coordenador do Departamento Cultural.
“Cada vez mais o Band está investindo em arte. Trazê-la para o Colégio incentiva os alunos a se manifestarem artisticamente. E esse porco CoinC une arte e política, como uma forma inusitada de tratar velhas questões, como, por exemplo, pensar os problemas da cidade”, explicou o coordenador de Arte, João Regis Lima.
Parecendo um enorme cofrinho, o CoinC de fibra de vidro chegou branquinho. Curiosos, os alunos logo perguntaram aos inspetores o que um grande porco estava fazendo no hall de entrada do Band. Sorridentes, receberam adesivos para
serem colados na enorme superfície branca. Em poucos minutos, o porquinho ficou pipocado de decalques dos mais diversos temas e recheado de ideias.
“Logo que cheguei ao Colégio, o porquinho foi a primeira coisa que vi. Por ser algo chamativo, os alunos querem saber mais, e acabam depositando as ideias deles. Espero que consiga arrecadar muitas sugestões”, disse a estudante do Fundamental, Marianna Ribeiro.
Ao final da temporada, a ItsNOON, em parceria com a Mandalah, recolherão as ideias acumuladas e as organizarão, para que sejam disponibilizadas na web e também entregues ao prefeito eleito de São Paulo.