Na última sexta feira, dia 17 de agosto, alunos, professores e funcionários puderam presenciar alunos do 9º ano com um grande tecido branco entre suas cabeças; nele estavam registrados diversos versos.
O que ocorreu foi uma das intervenções artísticas organizadas pela estagiária de artes, e ex-aluna do Band, Claudia Ayoub. Essas intervenções têm a proposta de antecipar o Sarau de Poesia do 9º ano, que acontece no dia 29 de setembro, e será composto por poemas modernos e concretos produzidos pelos estudantes. “Pretendo fazer seis intervenções com os alunos até lá, duas já foram, e as outras ainda estamos discutindo”, explicou Cláudia.
A intervenção juntou duas artistas plásticas em uma obra. O pano branco era uma releitura reduzida do Divisor, de Lygia Pape. Essa obra foi feita especialmente para que as pessoas pudessem a repetir sem a necessidade da presença da artista. Foi o que aconteceu no pátio do Bandeirantes.
A outra artista representada foi a alemã Mira Schendel. Ela difundia a expressão gráfica da palavra, grafava as letras além do seu significado, explorando a palavra como desenho. Para reproduzi-la, os alunos escreveram versos próprios no tecido branco, e durante a intervenção, um aluno por vez lia um dos poemas em voz alta.
Fiquem atentos, as próximas sextas contarão com outras intervenções artísticas no Colégio!