O Bandeirantes participou das Olimpíadas Brasileiras de Informática com dezesseis alunos. Do total, sete alunos ganharam medalhas de ouro e bronze – num total de oito mil inscritos. “O resultado é muito significativo sabendo da enorme quantidade de jovens que participam das Olimpíadas”, acredita o coordenador do curso preparatório para a OBI, Mario Abbondati.
Os alunos podem competir nas categorias Iniciação I (para 6º e 7º anos), Iniciação II (para 8º e 9º anos) e para a modalidade Programação (voltada para o Ensino Médio). As duas primeiras consistem em uma prova escrita de algoritmos, e a terceira modalidade em programar no computador.
“Comecei a entrar no mundo da programação com mais ou menos nove anos. Aprendi muito sozinho, através da internet. Em 2012, entrei no curso que o Band ofereceu, que focou mais na formalização de conceitos e resoluções de exercícios, o que ajudou bastante para as Olimpíadas. Sempre gostei de programar e me cobrei muito no dia da prova – revisei cada resolução várias vezes”, contou Victor Domene Ribeiro dos Santos, que ganhou ouro na modalidade Programação e obteve a nota máxima na 1ª e 2ª fases.
“O curso preparatório foi fundamental para a prova. Todos os encontros tinham um clima bastante informal e descontraído, e conseguimos progredir de uma maneira bem legal. E participar das Olimpíadas foi uma maneira bem divertida de estimular o raciocínio”, explicou Lucas Jun Koba Sato, também ouro, na modalidade Iniciação II.
Conheça os vencedores:
Nível I
DIEGO ZANCANELI (7º ano) – medalha de bronze
GUSTAVO AKIO CHIGA (7º ano) – medalha bronze
Iniciação Nível II
LUCAS JUN KOBA SATO (9º ano) – medalha de ouro
ANDRÉ GALDELMAN BOVOLINI (9º ano) – medalha de bronze
LUCAS TOKIO KAWAHARA (8º ano) – medalha de bronze
BRUNO ANTÔNIO SALHANI FERRARI (9º ano) – medalha de bronze
Programação Nível I
VICTOR DOMENE RIBEIRO DOS SANTOS (2º ano) – medalha de ouro