Pelo oitavo ano o Bandeirantes participou do Fórum FAAP de Discussão Estudantil, com dezesseis alunos do 2º e 3º anos. Abordando temas atuais, o evento simula algumas conferências da ONU e OMC. Durante o Ensino Médio, os participantes já trabalham em situações semelhantes no MONU-EM, projeto extra-curricular do Band em que podem preparar-se para o Fórum.
Em quatro dias de seminários, os estudantes precisam representar com perfeição e coerência o país que lhes foi atribuído, estudando para tanto suas estratégias políticas e econômicas e sua situação social.
Com mais de quatrocentos estudantes de vários estados do Brasil, o Fórum cumpriu o objetivo de trazer jovens para realidades de política internacional que estão em alta no momento. Os debates são divididos em comitês que abordam temas como o tráfico de pessoas, a sustentabilidade ( que ocorreram na Rio +20) e as questões do Conselho Europeu; no último os alunos procuraram soluções para conter a forte crise econômica que assola aquele continente.
“O Bandeirantes novamente participou de forma brilhante. Dos oito comitês em que estivemos, quatro ganharam o ‘martelinho’, que é prêmio para os melhores delegados. Também recebemos menções honrosas”, contou Regina Mara, coordenadora do MONU-EM e envolvida no Fórum FAAP. “O que é mais impressionante: eles abriram mão de um feriado para poderem discutir e pensar em problemas globais”, completou.
“O evento foi muito enriquecedor porque pudemos conhecer pessoas de outros colégios que também gostam de debater temas de política internacional, o que é raro pra nossa idade. Espero poder ir de novo ano que vem”, animou-se Davi Lemos, aluno premiado como destaque, que participou do comitê sobre o tráfico de pessoas.
Notícias