Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
25/06/2012

Indicações de leitura

#arte popular #Artes #atualidades #direito #Educação #Fotografia #literatura internacional #Símbolos Nacionais

Indicações de leitura

Publicado em 25/06/2012 12:05

Artistas e arteiros
Editora: Sistema Estadual de Museus de São Paulo

A exposição Artistas e Arteiros, proposta pelo Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro, resgata e difunde a cultura brasileira, por meio de obras lúdicas e brinquedos fabricados por vários artesões das mais diversas regiões do país. A mostra é um trabalho de inegável importância para o resgate da arte popular e valorização do patrimônio cultural brasileiro.

Cecília Machado

José Bezerra: esculturas
Editora: Serviço Social do Comércio

O escultor José Bezerra é filho dessa herança nordestina, espécie de tronco pelo qual circula uma seiva agreste que vê nas formas da natureza um meio de expressão. Sua obra respeita o vínculo entre a intervenção humana e a madeira bruta, ao tangenciar a proximidade entre o orgânico e a recriação pelo olhar do artista. Surge desse cenário o trabalho que carrega em si a força de um demiurgo, no sentido grego do termo: aquele capaz de modelar no gesto as coisas ao se redor.

Danilo Santos de Miranda

Why nations fail
The origins of power, prosperity, and poverty
Autores: Daron Acemoglu, James a. Robinson
Editora: Crown Business
ISBN 978-0-307-71921-8

Brilliant and engagingly written, Why Nations Fail answers the question that has stumped the experts for centuries: Why are some nations rich and others poor, divided by wealth and poverty, health and sickness, food and famine?

Is it culture, the weather, geography? Perhaps ignorance of what the right policies are?

Simply, no. None of these factors is either definitive or destiny. Otherwise, how to explain why Botswana has become one of the fastest growing countries in the world, while other African nations, such as Zimbabwe, the Congo, and Sierra Leone, are mired in poverty and violence?

Getúlio Damado: esculturas
Editora: Sistema Estadual de Museus de São Paulo

Getúlio Damado, artista carioca, há 22 anos, começou a transformar sucata em arte, entre a produção artística do escultor estão bonecos que foram usados como sinaleiros, o bonde do bairro todo de madeira reciclada, e outras engenhocas que fazem parte do circuito de arte popular em Santa Teresa, Rio de Janeiro.

A carne e o sangue
A imperatriz D. Leopoldina, D. Pedro I, e Domitila, a marquesa de Santos.
Autora: Mary del Priore
Editora: Rocco
ISBN 978-85-325-2752-3

Em A carne e sangue, Mary de Priore revela detalhes íntimos do triângulo amoroso formado pelo imperador D. Pedro I, a imperatriz D. Leopoldina e Domitila, a marquesa de Santos. Uma leitura envolvente em que erotismo e ciúme, apelidos e intrigas, a linhagem e o prazer caminham lado a lado com a história do Brasil.

O herói perdido – 1
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
ISBN 978-85-8057-008-3
Série Os heróis do Olimpo

Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles:

“Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.”

Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar… e muito.

O filho de Netuno – 2
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Série Os heróis do Olimpo
ISBN 978-85-8057-180-6

A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia Percy desperta sem memória e acaba em um acampamento de heróis que não reconhece. Agarrado à lembrança de uma garota, só tem uma certeza: os dias de jornadas e batalhas não terminaram. Percy e seus novos colegas semideuses vão enfrentar os misteriosos desígnios da Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.

Paixão – 3
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
ISBN 978-85-01-08964-9
Série Fallen
ISBN 978-85-01-08964-9

Ele não estava sozinho – estava com Luschka. Consolando-a, afagando-lhe a face e beijando-lhe as lágrimas para que não chorasse mais. Seus braços estavam em torno dos corpos um do outro, as cabeças inclinadas para frente em um beijo infinito. Estavam tão perdidos naquele abraço que pareceram não sentir a rua ondular e estremecer por causa de mais uma explosão. Não havia espaço entre seus corpos. A penumbra era intensa demais para ver onde um começava e o outro terminava.
— Achei que nunca mais a encontraria — Luce ouviu seu eu passado dizer.
— Sempre nos encontraremos — respondeu Daniel, erguendo-a do chão e abraçando-a, trazendo-a ainda mais para perto. — Sempre”

Scarpetta
Autor: Patricia Cornwell
Editora: Paralela
ISBN 978-85-65530-01-9

Uma anã chamada Terri Bridges é estrangulada em seu apartamento em Manhattan e a polícia, após descobrir duas outras vítimas que morreram em circunstâncias parecidas, acredita estar lidando com um assassino em série. Oscar Bane, o namorado de Terri é o principal suspeito, mas para cooperar ele faz uma exigência: ser examinado pela famosa médica-legista Kay Scarpetta. Após decidir se envolver no caso, Scarpetta deixa temporariamente seu laboratório de patologia forense e, quando finalmente chega a Nova York, Bane conta uma das histórias mais bizarras que ela já ouviu. Para piorar as coisas, detalhes da vida pessoal de Scarpetta vão parar na internet, graças a um site de fofocas escrito por uma colunista perverso e misterioso. Scarpetta e sua velha equipe vão ter que deixar as mágoas para trás e decifrar dois enigmas: quem é o assassino de Terri Bridges e como um colunista virtual pode saber tanto sobre suas vidas.

A morde da Luz
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
ISBN 978-85-8044-492-6

Uma jóia-sussurrante o leva a Worlorn e a um amor que julgava perdido. Mas não é o mundo que Dirk t’Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a um planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à essa paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra – e caçador e caça trocam de lugar a todo momento. Presa em um perigoso triângulo, Gwen precisa de proteção de Dirk, e ele fará tudo para mantê-la a salvo, mesmo que isso signifique desafiar o homem bárbaro que a reivindicara e seu astuto companheiro. Mas um véu impenetrável de segredos cerca todos eles e fica impossível para Dirk distinguir aliados de inimigos. Enquanto eles lutam para permanecerem vivos, um espera pela fuga, um por vingança e outro por uma brutal morte prematura.

A escolha
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
ISBN 978-85-63219-29-9
A Escolha conta a história de duas pessoas bem diferentes: Gabby, uma mulher da Carolina do Norte (EUA), que sempre obedeceu aos pais, comportou-se bem e nunca arranjou muito tempo para si, e Travis, o veterinário da cidade, que adora viver nos extremos, com seus esportes radicais. Acontece que Gabby e Travis têm algo em comum: são vizinhos e amam cachorros. Ele tem um boxer gigante e ela, uma border collier. E, graças aos cães, os vizinhos se conhecem.
No entanto, apesar de suas tentativas, Travis não consegue agradar a linda ruiva Gabby, que, definitivamente, parece não gostar dele. Até o dia em que resolvem tentar de novo e se conhecer começando pelo ‘oi’. A partir daí, a relação entre dos dois muda completamente…

Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz refletir sobre a questão mais difícil de todas: até onde você iria para manter o amor da sua vida

Sua Alteza Real
Autora: Danielle Steel
Editora: Record
ISBN 978-85-01-09634-0

A princesa Christianna está cansada dos rotineiros cerimoniais e dos eventos que parecem ditar sua vida. Quando viaja para a Rússia, contra a vontade do pai, para auxiliar a Cruz Vermelha após um atentado terrorista, a filha caçula do príncipe de Liechtenstein percebe que sua vocação é ajudar os outros e decide ser voluntária por um ano em um acampamento na África Ocidental. Lá, se apaixona pelo povo da Eritreia e por Parker Williams, um jovem médico de Harvard. Porém, incidentes violentos irrompem e ela precisa lutar por sua independência e seu amor.

O último trem de Hiroshima: os sobreviventes olham para trás
Autor: Charles Pellegrino
Editora: Leya
ISBN 978-85-62936-24-1

Trinta pessoas foram conhecidas por terem saído de Hiroshima rumo a Nagasaki e chegarem à cidade justamente no momento em que a segunda bomba foi detonada. Uma delas, Tsutomu Yamaguchi, é a única pessoa que experimentou os efeitos do cataclismo no ground zero duas vezes. Na segunda vez, os efeitos da explosão foram desviados em torno do vão das escadas em que Yamaguchi estava, salvando-o juntamente com outras pessoa próximas, enquanto tudo em volta desaparecia.

Diário de uma garota nada popular
Autora: Rachel Renée Russell
Editora: Verus
ISBN 978-85-7686-103-4

Nova escola.
Nova garota malvada.
Nova Paixão.
Novo diário para que Nikki possa contar tudinho…

 

Diário de um banana: as memórias de Greg Heffley
Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara & Riba
ISBN 978-85-7683-130-3

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.

Em Diário de um banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário..

Meia-noite
Autor: Lisa J. Smith
Editora: Record
Série Diários do Vampiro – O retorno III
ISBN 978-85-01-09137-6

Elena mal pode acreditar que conseguiu resgatar Stefan da terrível prisão em que ele se encontrava, desesperado e à beira da loucura. Mas esse resgate teve um custo muito alto. De volta à Fell’s Church, Stefan está tão enfraquecido que até mesmo o poderoso sangue da amada parece incapaz de devolver suas forças, e Damon é alvo de uma magia muito poderosa, quase inimaginável, que o transforma no ser que ele mais abomina: um humano.

Cidades criativas: da teoria à prática
Autora: Ana Carla Fonseca Reis
Editora: SESI-SP
ISBN 978-85-65025-50-8

A cidade é um espaço de encontros e convivências. Convivência entre o espírito do tempo (o Zeitgeist alemão) – o ambiente social, cultural e econômico que reflete uma determinada época – e o espírito do lugar (o genius loci latino) – o conjunto de singularidades que faz com que as cidades transpirem essências, ritmos e ambientes distintos.

São essas coordenadas de tempo e espaço que nos permitem localizar um cidade. Nada mais natural, portanto, que sejam nosso ponto de partida para traçarmos uma rota entre a cidade que temos e a cidade que desejamos. A nosso favor está nada menos do que o poder da criatividade, indústrias criativas, economia criativa, classe criativa, empreendedorismo criativo, turismo criativo… Nunca se falou tanto de criatividade e talvez nunca a cidade tenha sido tão discutida por quem não só trabalha com ela, mas nela vive. É desse casamento promissor que surge o termo “cidades criativas”.

Nação empreendedora: o milagre econômico de Israel e o que ele nos ensina
Autores: Dan Senor e Saul Singer
Editora: Évora
ISBN 978-85-63993-17-5

Como um país em que 95% do solo é árido se transforma em um milagre “econômico”? A diferença não está na economia – mostram os autores – mas na maneira israelense de ser e de agir: trata-se de um povo tenaz, resiliente, que sabe questionar a autoridade, valorizar o trabalho em equipe e assumir riscos.
Entre as riquezas que este livro desvenda estão o pensamento crítico e independente e a visão macro que os israelenses têm de sua economia, dos negócios e da sociedade.

Tais características moldam a vida em Israel e impulsionam a busca pela excelência em todas as áreas de sua economia. O engenho deste pequeno país oferece enormes benesses para a humanidade. O Brasil tem muito a aprender com ele.

Alberto Milkewitz

Sobrevivi… posso contar
Autora: Maria da Penha
Editora: Armazém da Cultura
ISBN 978-85-63171-03-0

“Acordei de repente com um forte estampido dentro do quarto. Abri os olhos. Não vi ninguém. Tentei me mexer. Não consegui. Imediatamente fechei os olhos e um só pensamento me ocorreu: ‘Meu Deus, o Marco me matou com um tiro’. Um gosto estranho de metal se fez sentir forte na minha boca, enquanto um borbulhamento nas costas me deixou mais assustada. Isso me fez permanecer com os olhos fechados, fingindo-me de morta, pois temia que Marco me desse um segundo tio.”
Maria da Penha.

Símbolos Nacionais: utilização e significados
Autor: Luiz Gonzaga Bertelli
Editora: Centro de Informação Emrpesa-Escola

Uma pátria de verdade se constrói com valores, com ética e com cidadãos. Permeando tudo isso estão a cultura, os objetivos e as ações da nação. Mas um país precisa de símbolos que o tornem tangível, que possam representá-lo em cerimônias e que lhe permitam ser reverenciado em eventos.

Direito à educação: interpretação jurisprudencial
Editora: Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cível e de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado de São Paulo

Direito à educação: interpretação jurisprudencial é o resultado de uma pesquisa ampla, abrangendo todos os tribunais do País, mas que não tem a pretensão de esgotar a matéria, diante da diversidade e amplitude dos problemas. Buscou-se apresentar os julgados, obedecendo-se ao que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, especificando cada modalidade de ensino: o infantil (creche e pré-escola), o fundamental e o médico, a educação profissional, técnica, educação de jovens e adultos, educação especial e inclusiva, educação superior, financiamento da educação (FUNDEB). Também como forma de ampliar a pesquisa, abordou-se outros temas mais específicos como a questão das escolas particulares, evasão escolar, bullying, gestão da escola, qualidade da educação, implementação de políticas da educação pelo Judiciário, reformas de prédio escolar e reequipamento da escola pública. Como anexo, são apresentados algumas leis especificas a respeito de temas como carteira de estudante, venda de bebida alcoólica, uniforme escolar, bibliotecas, obrigatoriedade de frequência escolar aos jogadores de futebol menores de 18 anos.

Livro do Ano 2011: um panorama do Brasil e do mundo
Editora: Barsa Planeta
ISBN 978-85-7518-457-8

Uma análise dos principais eventos de 2010, nos vários setores do conhecimento: política, economia, sociedade, esportes, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia, no Brasil e no mundo.

 

The University of Cambridge: an 800th Anniversary Portrait
Editora: University of Cambridge : Third Millennium Publishing Limited
ISBN 978-1-903942-65-9

In 1209 a breakaway group of scholars reached an isolated market town on the edge the East Anglia fens. The university they established grew to take a central place in intellectual life, and produced discoveries that have changed the world. Today Cambridge has 31 colleges, an undergraduate population of 12,000 and an international reputation for research. The University of Cambridge: as 800ht anniversary portrait is an anthology of many voices, reflecting the history and academic achievements of a remarkable community. Woven throughout are the first hand recollections of men and women who have passed through as undergraduates and research students. Their testimony, sometimes witty, often poignant, catches the mood of different eras and helps to convey the character of Cambridge.

Cotidiano – 11: uma vida de brasileiros
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-73-3

Na Belle Époque, os habitantes das principais cidades brasileiras experimentavam um cotidiano cosmopolita e europeizado. Cotidiano apresenta imagens da transformação de São Paulo de vila em metrópole. A construção de largas avenidas, no Rio de Janeiro. E as novas tecnologias, como a luz elétrica, o telefone, o gramofone e outras engenhocas, mudavam os hábitos das famílias – e tudo era devidamente captado pelas lentes de atentos fotógrafos.

Transportes – 12: a história dos nossos caminhos
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-73-3

Transportes traz imagens das principais bacias hidrográficas – dos rios Paraná, São Francisco, Amazonas – foram tão importantes para a interiorização quanto a navegação marítima seria para a conexão das cidades litorâneas.

Protestos e Passeatas – 13: a construção da democracia
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-74-0

Protestos e passeatas são eventos de sociedades democráticas. Se eles se popularizaram no Brasil em períodos de maior liberdade política no século 20, essa nem sempre foi a realidade de um país marcado por regimes autoritários, como a República Velha (1889-1930), e por ditaduras, como a do Estado Novo (1937-1945) ou a dos militares (1964-1985). Este volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil reúne imagens de operários imigrantes na greve de 1917 em São Paulo, e de manifestações a favor e contra Getúlio Vargas (1882-1954).

Sertão – 14: ecos do Brasil profundo
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-75-7

Este volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil abarca um universo contraditório: o sertão. Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, registrou tal característica. Se os sertões são “barbaramente estéreis”, afirmou ele, são também “maravilhosamente exuberantes”. As imagens de seca, de casas de taipa, de carcaças de gado e de grandes famílias de retirantes remetem também a outras obras-primas da nossa literatura, como o romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, sobre a seca de 1915, quando o sol “lá no céu, sozinho, rutilante, espalhava sobre a terra cinzenta e seca uma luz que era quase como fogo”.

Obras e construções – 15: marcos do desenvolvimento
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-76-4
Obras e construções reúne belíssimas imagens da construção de Brasília e a urbanização na virada do século 20. Como a construção de viadutos, de hidrelétricas e de ferrovias, e a instalação de linhas de telégrafo atravessando o país e outras das grandes obras em São Paulo e Rio de Janeiro.

O café – 16: uma moeda forte para o país
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-77-1

O café está impregnado no imaginário popular como uma representação do Brasil e essa cultura é responsável por boa parte dos símbolos de poder do Brasil dos tempos do Império e do início da República. Plantados inicialmente no vale do rio Paraíba, entre as cadeias de montanhas que ligam os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, os cafezais migraram para o oeste paulista, onde encontraram melhores condições para se desenvolver. São momentos diferentes de uma mesma cultura o que se vê neste volume: as senzalas deram lugar às casas de colonos, e as diversas fases da produção também estão bem documentadas.

Litoral – 17: O sol, o sal, o céu
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-78-8

O Brasil tem 7.367 quilômetros de litoral, extensão que sobe para 9.200 quilômetros quando se leva em conta os recortes costeiros, onde se localizam algumas das praias mais lindas do mundo. O litoral também é local de trabalho, de pesca, de navegação. O denominador comum é a beleza, seja das jangadas de Mucuripe ou das areias macias sob o sol quente de uma tarde em Itapuã.

Dinheiro e Poder – 18: no tempo dos mil-réis
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-79-5

Durante muito tempo, a unidade monetária do Brasil foi o real, moeda portuguesa desde os tempos medievais e que aqui era mais conhecida como mil-réis. Só em 1942 seria trocada pelo cruzeiro, a primeira moeda genuinamente brasileira e, como se viu mais tarde, teria uma vida atribulada.

Arquitetura – 19: da taipa ao arranha-céu
Arquitetura
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-80-1

Quando se fala em arquitetura no Brasil, logo vem à mente Brasília, a nova capital idealizada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, ambos influenciados pelo arquiteto francês Le Corbusier. As curvas de concreto da cidade realmente projetam uma imagem do Brasil mas estão longe de representar o conjunto da arquitetura do país,. Em termos históricos, por exemplo, foram importantes as construções de taipa. Já em termos artísticos, merecem destaque o rebuscado estilo das igrejas barrocas espalhadas pelo país, a presença imponente do teatro Amazonas, em Manaus, e a modernidade do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e do edifício Copan, em São Paulo.

Paisagens – 20: um país belo por natureza
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil
ISBN 978-85-63270-81-8

Fotografias que parecem pinturas compõem Paisagens: um país belo por natureza. Fortemente influenciados pelo pictorialismo europeu, técnica que aproxima a fotografia das belas-artes, os fotógrafos ativos no final do século 19 e início do século 20 se encantaram com as paisagens monumentais do país.

Notícias

Mais sobre Acervo

#administração, #economia, #Educação, #História, #mangá, #psicologia, #revistas em quadrinhos, 13/04/2018

Indicações de leitura

#atualidades, #ciências, #ciências sociais, #curiosidades, #economia, #Educação, #geografia, #política, 05/04/2018

Periódicos de abril/ 2018

#Astronomia, #atualidades, #ciências, #economia, #humor, #jornalismo, #medicina, 08/03/2018

Periódicos de março/ 2018