A tradicional Feira de Ciências do Band acontece em outubro. Alunos do 2º ano já estão preparando seus projetos. Buscando aprimorar seus trabalhos e aprofundar os assuntos das pesquisas, eles têm visitado universidades, junto aos professores.
Alunos visitam UREOsasco (Usina de Reciclagem de Entulho em Osasco).
A principal parceria toma forma com a Universidade de São Paulo (USP), instituição que reforça cada vez mais suas relações com o Band. Os projetos para a Feira são tão atuais que alguns têm o mesmo tema de pesquisas feitas por estudantes da própria USP.
Estimulantes e motivadoras, as visitas tem sido muito proveitosas para a realização de seus projetos científicos. “Essa é uma oportunidade muito especial para mim. Nunca tinha vivenciado um ambiente universitário, e essas visitas tem me inserido nesse mundo. Talvez eu não tivesse essa chance em outros colégios”, entusiasma-se o aluno Giancarlo Ferrigno Alves, que pretende cursar o ITA.
Os docentes das próprias instituições universitárias têm ajudado na orientação dos alunos do Band. Os grupos do professor Flávio Campos, de Física, e do Rodolfo Tasca, de Química, por exemplo, estão recebendo colaboração de Henrique Toma, um dos pesquisadores mais renomados do Brasil.
Já o grupo do docente Alexandre Magno, de Física, está trabalhando em parceria com os educadores Jivaldo Matos e Luis Camacho, e o grupo dos professores Elisabeth Pontes e Franco Ramunno tem orientação de Jorge Tenório, da POLI.
“Os alunos do Band passam por uma rigorosa formação teórica em salas de aula e laboratórios, mas a oportunidade de sentirem como é uma pesquisa científica só acontece na prática de uma Iniciação Científica. Estamos propondo isso ao levá-los aos laboratórios de universidade, onde podem realizar suas pesquisas com mais abrangência”, explicou o coordenador de Química e da Feira de Ciências, José Ricardo Almeida.