O projeto Educação para a Sustentabilidade do Colégio Bandeirantes tem como um de seus principais objetivos avaliar o dia a dia da escola, a fim de mudar antigos costumes e introduzir hábitos mais sustentáveis.
Atualmente, o grupo é composto 7 alunos do primeiro ano e as professoras Rosiani Carla Baron Telles, Cristiana Mattos Assumpção e Thais Milani Bianco, e também pelo consultor em sustentabilidade, Prof. Edson Grandisoli. A mais recente ação do projeto foi distribuir squeezes a toda a comunidade Bandeirantina, praticamente tirando de circulação os criticados copinhos plásticos.
De acordo com um levantamento da equipe do projeto, em uma semana, mais de 30 mil copinhos eram utilizados e descartados. “Uma das maiores discussões nossas sobre sustentabilidade é a grande dificuldade que temos em mudar os costumes das pessoas. Porém, com esforço e dedicação isso é possível”, explicou a aluna participante do projeto, Juliana Reimberg. “Foi o que observamos com os professores. Alguns já utilizavam garrafinhas, outros mudaram seus hábitos e passaram a utilizar os squeezes. Acho que o importante foi que, de alguma forma, todos repensaram suas ações e tentaram trazer essa mudança para o seu dia a dia”, completou.
Foram meses de esforço e persistência para a ideia se concretizar. “Os estudantes fizeram várias pesquisas, procurando qual seria a melhor opção aos copos. Pesquisaram preços, higiene, acessibilidade, tudo com um pensamento sustentável”, explicou a professora Cristiana Assumpção. “Depois de ter o projeto pronto, recebemos o apoio de todos os setores do Band”.
Para colaborar ainda mais com as mudanças de hábito, o colégio precisou passar por uma pequena reforma no fornecimento de água. No início do ano, todos os bebedouros foram trocados. Mais modernos e com maior pressão, eles foram alterados especialmente para facilitar o enchimento dos squeezes, que agora circulam por todo o espaço do Band.
Notícias