Além dos padrões tradicionais de estudos, o Bandeirantes costuma diversificar o modo de construir e aprimorar a vivência do aluno à realidade urbana. Nesse âmbito, o curso multidisciplinar SPACE (São Paulo, Aprendizagem Compartilhada em Equipe), voltado aos alunos do 9º ano, objetiva explorar a cidade em que eles vivem de maneira prática, fugindo do modelos tradicionais de aulas. Trata-se de um diferencial pedagógico que muito agrada aos alunos.
Por ser um projeto multidisciplinar, professores de várias disciplinas estão envolvidos. Em 2012, o grupo conta com os professores de geografia Guilherme de Benedictis e Fernanda Zuquim, o de biologia Ricardo D’Addio e a de matemática, Silvia Guitti. Com isso, o curso consegue focar os mais diversos temas ligados à cidade, como história, biologia, arquitetura, estatísticas, entre outros.
Em uma das
atividades propostas no SPACE em 2012, está a de explorar o centro velho de São Paulo. Com máquinas fotográficas e celulares em mãos, os estudantes saíram, divididos em grupos, em busca de imagens que pudessem representar a cidade.
“Para alguns alunos, essa chega a ser uma
experiência inédita. Muitos deles não costumam sair sozinhos, ainda mais para o centro da cidade”, contou Guilherme de Benedictis, coordenador do Space. “Nós procuramos tirar os alunos da sala de aula, para que possam entender um pouco mais da cidade em que moram.”
Após o retorno, os estudantes planejam uma apresentação com base na sua vivência no centro. O mistério do local se revela em fotos, pesquisas, análises, observações e histórias, podendo variar entre perfil de pessoas ou de locais significativos, como Catedral da Sé e Estação da Luz.
Para conferir a galeria de imagens, clique aqui.