A proposta de trabalho para os encontros semanais buscava um momento de autorreflexão. Além disso, em um período em que tudo se renova, é fundamental que nossos jovens possam ser ouvidos.
Novas verdades e certezas, mas tudo, ao mesmo tempo, imprevisível. Insegurança e ousadia convivendo intensamente. Tão intensamente quanto as novas paixões e desejos. Alterações de humor frequentes e, em certos momentos, inexplicáveis.
Como domar todas essas mudanças? Como permitir que o jovem estabeleça novos limites de forma saudável, responsável e segura? Como ajudá-lo a seguir seu caminho de forma mais natural possível?
Respostas nada fáceis de obter no século XXI.
Para ajudá-los a refletir sobre essas dúvidas e talvez até para encontrar algumas respostas, os desafiamos a escrever sobre sentimentos, ideias, momentos e até objetos representativos desse novo período de vida. Para defini-los, uma única palavra deveria ser utilizada. Inicialmente, um trabalho individual.
Todas as palavras escritas foram então reunidas no Wordle, um aplicativo disponível na internet que embaralha as palavras e destaca aquelas que apareceram mais vezes, seja em um texto ou site.
O resultado é uma “fotografia” das contradições do mundo adolescente. Chegava então, a hora do trabalho em grupo.
Imagens como as que estão abaixo permitiram rico debate em grupo. Questões como amizade, insegurança, sexo, bullying entre outras foram abordadas e debatidas por todos.
Vale a pena observar o que cada grupo pensa da adolescência.