Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
27/04/2012

Destaques em Física

Destaques em Física

Publicado em 27/04/2012 13:07

Promovido pela European Particle Physics Outreach Group (EPPOG), ligado ao CERN na Suíça, o MasterClasses é um evento anual, que chegou em 2012 à sua 5ª edição. Durante dois dias, alunos de vários países estudaram a Física de Partículas por meio de atividades interativas. Os participantes ainda realizaram uma videoconferência internacional, na qual discutiram seus resultados.

Em 2012, o MasterClasses aconteceu na UNESP. O  Colégio Bandeirantes esteve representado pelos professores de Física Alexandre Magno e Renato Villar, além dos alunos Bruno Menezes Baraviera (3E1), Daniel Toshihiro Okane (3E1), Fernando Al Assal (3E1), Arthur Heintzmann Ricci Preuss (3E2), Gabriel Maiolini Capez (3E2), Luciano Henrique Donato (3E2), Gustavo Brosso de Azevedo Melo (3E3), Beatriz Galves Magnoni (3B3) e Luis Augusto Martins Kobylarz (3B3).
O estudo da Física de Partículas é uma disciplina, em geral,  não aprofundada no ensino médio de qualquer escola. Por isso, os alunos tiveram a oportunidade única de trabalhar com mentores especialistas e aprender assuntos relacionados à área. “Foi uma experiência bem diferente, uma coisa que a gente nunca vai ver na escola! Tudo que utilizei na conferencia eu aprendi lá”, contou a aluna de Biológicas, Beatriz Magnoni.
O primeiro dia foi destinado a palestras e explicações de como funcionam os medidores de partículas e assuntos relacionados. Após as palestras os alunos foram pesquisar, e com orientação dos mentores e dos professores, determinaram as taxas de decaimento de cada modo individual do bóson Z, que é uma partícula elementar, mediadora da força nuclear fraca.
A partir desse exercício, os estudantes discutiram os resultados em uma videoconferência internacional, com os outros colégios participantes. “Os estudantes do Bandeirantes foram novamente destaque na videoconferência. Foram os únicos aqui no Brasil que se candidataram a falar inglês, respondendo as perguntas que apareciam, e compartilhando seus resultados”, lembrou com orgulho o professor Alexandre Magno.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Ciências da Natureza

#motores a combustão; instituto de tecnologia mauá; carrinho, 30/11/2017

Band e Mauá: motores a combustão

#biologia; pesquisa; pesquisadores; Unifesp, 19/07/2017

Como funciona a pesquisa no campo da Biologia?

#Jogo de Biologia; Sequência didática;, 03/05/2017

Biologia estimula trabalho em grupo