A FAAP e o Instituto Moreira Salles (IMS) apresentam, a partir do dia 1º de abril, a exposição Panoramas: a paisagem brasileira no acervo do Instituto Moreira Salles, que reúne 280 obras, entre fotografias, desenhos e gravuras produzidas entre os anos de 1820 e 1920.
Para os curadores Carlos Martins (consultor de iconografia brasileira do IMS), Sergio Burgi (coordenador de fotografia do IMS) e Julia Kovensky (coordenadora de iconografia do IMS), o objetivo da mostra, ao reunir os acervos fotográfico e iconográfico do Instituto Moreira Salles, é apontar os procedimentos que moldaram a representação da paisagem brasileira no decorrer do século XIX.
O visitante terá oportunidade de apreciar gravuras, desenhos e litografias de artistas viajantes, como os alemães Johann Moritz Rugendas e Carl Friedrich von Martius e o inglês Charles Landseer, entre outros que passaram pelo Brasil. “Empenhados em registrar tudo o que viam, esses artistas deixaram um grande legado em papel: esboços naturalistas, estudos preparatórios, aquarelas e gravuras, que, reproduzidas em larga escala, ilustravam álbuns de suvenir e livros de viagem”, explica Carlos Martins.
Período: De 1º de abril a 17 de junho de 2012
Horário: De terça a sexta, das 10h às 20h.
Sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h.
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
(De 5 a 8 de abril, o horário de funcionamento da exposição será das 13h às 17h)
Local: Museu de Arte Brasileira – MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Telefone: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas:
(11) 3662.7200
Entrada gratuita.
Confira outras programações no site: http://www.faap.br/hotsites/panoramas/