Para quem, ano após ano, flana por corredores, salas de aula, pátios e áreas comuns do Band, é impossível não notar: o Colégio está cada dia mais bonito. E trata-se não de uma beleza meramente contemplativa, mas de um propósito estético que se encaixa com o próprio projeto educativo da instituição. “Trata-se de um grande projeto estético; aprendemos com o tempo: o Colégio precisa ser bonito, respirar arte. E, aos poucos estamos transformando cada ambiente do Bandeirantes”, explica Mauro de Salles Aguiar, diretor-presidente.
Desde o ano passado, por exemplo, o primeiro contato visual do visitante com o Colégio é a obra “A Fuga do Amarelo no Campo Azul”, do artista baiano Emanoel Araújo. Esta, junto com mais uma escultura e uma gravura feita especialmente para o Band, dão boas vindas a alunos, pais e funcionários. “A escolha do Emanoel é proposital. Além de grande amigo nosso ele é um dos maiores artistas brasileiros contemporâneos“, define Mauro.
As reformas anuais dos ambientes do Band também fazem parte desse projeto maior. Sob a direção do arquiteto e ex-aluno João Carlos Cauduro, o centro Administrativo, a Sala dos Professores , dentre outros espaços, vão ganhando nova roupagem. Para 2013, será o quarto andar que passará por uma reforma radical. “Buscamos espaços modernos, arejados, leves e que estejam sintonizados com uma educação moderna; por isso é um trabalho minucioso e sem pressa – não é simples, sobretudo quando pensamos nas bibliotecas e laboratórios”, acredita Mauro Aguiar.
Segundo ele, as experiências em escolas européias, americanas, além das brasileiras Santa Cruz e Porto Seguro, são as principais inspirações para as transformações estéticas que acontecem no Colégio. “Em breve, uma incrível inovação, que envolve arte e tecnologia, vai enriquecer a experiência daqueles que caminharem pelo pátio”, adianta o diretor, deixando todos muito curiosos.