Inicialmente pensado como um grupo que formaria professores para a demanda de CPG (Convivência em Processo de Grupo), a Oficina do Professor ganhou importância como um programa mais amplo no Colégio e hoje abrange coordenadores e professores das mais diversas áreas.
Em 2012, o grupo de vinte e cinco profissionais, coordenados pela educadora Estela Zanini (coordenadora de CPG) e pela psicodramatista Stela Fava reiniciou suas atividades formativas aos sábados.
“Os conflitos, as questões da adolescência e as relações entre professor e aluno extrapolam a sala de aula; assim, a Oficina passou a ter uma relevância para as próprias relações dentro do Band e a interessar não só aquela turma que almejava trabalhar com CPG, mas aqueles que desejam compreender as questões dos adolescentes de maneira adequada”, explica Estela Zanini.
O psicodrama, método empregado na condução das atividades, consiste em utilizar o drama (teatro) para expor e trabalhar aspectos da psique humana e das relações entre os indivíduos.
Assim, a cada encontro um tema central é definido e a turma é dividida em pequenos grupos. Há, no início, um aquecimento inespecífico e outro específico. Cada grupo escolhe então uma situação vivenciada no dia-a-dia e elabora uma esquete dramática; todas as cenas são apresentadas e, sob a coordenação da psicodramatista Stela Fava, papéis são invertidos e as situações são problematizadas para todos.
“É uma formação em que os laços afetivos, a mágoa, a verdade e outras questões afloram. Não é fácil, é muito intenso e transformador. De fato, muito importante para as relações de todos dentro do colégio”, acredita Estela Zanini.
Em 2009, a Oficina foi responsável em elaborar o tema da semana de planejamento do ano seguinte (“Refletir para Transformar”). Em 2010, o tema escolhido para o próximo ano foi “Valores propostos e valores praticados”. A cada ano, o assunto central dessa semana – em que professores planejam as atividades antes do início do ano -, acaba se refletindo no trabalho da Oficina do Professor.
“Em 2012, o tema da inovação é o que pretendemos levar e fazê-lo capilarizar em todos os departamentos e atividades como um valor do Bandeirantes, de todos os funcionários”, conta Estela. “Por isso é importante que esse seja uma grupo sempre aberto àqueles que desejam participar”, finaliza.