Entrar em sala de aula para transmitir um recado e atender professores, pais e alunos. O trabalho dos inspetores do Band exige, quase que constantemente, a comunicação. Para que esses profissionais possam desenvolver suas habilidades e refletir sobre a Língua Portuguesa, a professora Cátia Luciana ministra aulas semanais a um grupo de 24 inspetores do colégio.
O resultado das oficinas está exposto no pátio do Band
O projeto começou em 2008, por sugestão do professor Álvaro Zimmermann, que percebeu que esse poderia ser um grande benefício pessoal e profissional para os inspetores. “Temos um grupo muito heterogêneo e muito rico. No começo a timidez era um obstáculo, mas hoje em dia eles se colocam muito bem e temos ótimas discussões em sala”, conta a professora Cátia. O curso não é voltado a um aspecto da língua, mas estimula a reflexão sobre a comunicação e a linguagem, não apenas como uma disciplina escolar, mas como uma ferramenta de trabalho. Estudo de gêneros textuais, adequação de linguagem são alguns dos temas abordados. “É uma aula muito descontraída, a gente aprende muito e se diverte junto”, conta o Inspetor Edgar de Oliveira.
O trabalho de 2011 esteve especialmente voltado para oralidade, as variações linguísticas, a construção de uma imagem no processo de comunicação e os diferentes tipos de discurso. A turma analisou diferentes tipos de depoimento e, como atividade final, os alunos elaboraram um depoimento próprio, sobre aspectos da rotina de trabalho no Band. “O depoimento tinha que ser real, ter a cara deles”, conta a professora Cátia.
Confira aqui o Blog do projeto.