Refletir, ponderar, discutir. Para serem aprimoradas, essas habilidades precisam ser colocadas em prática e exatamente com esse objetivo, o Projeto Cidadania conclui-se com uma Eclésia que reúne todos os alunos do 2º ano de Humanas para discutirem questões atuais de assuntos como cultura, educação, política, economia e meio ambiente.
Os estudantes preparam-se durante o ano inteiro, como conta o professor Flávio Campos: “Partimos de uma reflexão individual, depois pensamos a escola, a cidade, o Brasil e o mundo com os alunos”. Depois de muita pesquisa e a redação de um manifesto sobre um dos assuntos a serem debatidos, acontece a Eclésia, na qual os grupos têm a oportunidade
de expor suas opiniões e confrontarem pontos de vista. Entre os assuntos desse ano, o novo Código Florestal Brasileiro e a Copa de 2014 foram algumas das atualidades em pauta.
Para a aluna Elis Molina Jazzar, a experiência foi enriquecedora em diversos aspectos. “Eu quero ser publicitária, então é muito importante que eu saiba expor ideias ao público. Mas acho que as principais lições que nós aprendemos em todo o projeto Cidadania são essenciais para nossa formação pessoal, algo que levaremos para a vida”. O professor Flávio, que leciona Física, aprecia esse espaço para construir outro tipo de conhecimento com a turma de Humanas. “Nesses 10 anos em que participo do projeto, já trabalhei com urbanismo, história da ciência, direitos humanos, o que é um grande desafio”. O professor também enfatiza a oportunidade de estar mais próximo dos alunos, “como os grupos de trabalho do Cidadania são menores, é mais fácil entender como o aluno pensa e produz, transforma a nossa relação”.
Para assistir ao vídeo da Eclésia na integra, clique aqui.