Por Gabriela Galera
Quando ouvimos a expressão Feira de Ciências logo pensamos que quem se interessará por isso serão os alunos relacionados às áreas de biológicas e exatas, mas é a surpresa é que nesse ano e na maioria dos passados, a Feira de Ciências do Colégio Bandeirantes têm participantes da área de humanas. Você acredita? E, afinal, porque um aluno de humanas participaria deste evento?
“Os alunos de humanas levam preocupações diferentes para esse projetos, isso porque eles têm um olhar voltado para problemas socias e econômicos do nosso país” diz a professora de química Beth Pontes, esta visão contribui para encontrar soluções mais focadas no ser humano e nos problemas socias, melhorando a qualidade de vida das pessoas em geral. Discussões chave esse ano por conta do tema “Saudabilidade”.
Um exemplo disso é a aluna Ji Eun Jung, 17, que junto com a sua amiga Carolina Ayumi,ambas da área de Humanas, desenvolveram um projeto com o objetivo de combater a desnutrição do país através
da melhora das cestas básicas com a introdução de alimentos funcionais, como a soja.
A motivação para participar da Feira de Ciências vai além da simples convicção de ter algo para fazer a tarde, passa pelo desejo de contribuir para que haja uma mudança no mundo em que estamos inseridos e também para que o própio aluno adquira conhecimento sobre assuntos diversos.
Como se vê, após esta análise podemos dizer que humanas também pode – e deve se envolver com ciência.