Na última sexta-feira, 23 de setembro, professores e alunos do curso de Aprofundamento para o Vestibular da Fundação Getúlio Vargas tiveram a oportunidade de entender melhor um assunto que vem se destacando nos jornais e tirando o sono de muita gente: as crises financeiras ao redor do mundo.
O professor da FGV, Ernesto Lozardo, falou sobre a crise imobiliária dos Estados Unidos e a atual crise europeia, tratando de conceitos como a bolha de crédito, as questões relativas à força do Euro como moeda comum e os impactos mundiais dos acontecimentos recentes em uma economia tão globalizada quanto a atual. Ele utilizou conteúdos de seu livro “Globalização – A certeza imprevisível das nações”.
A palestra, organizada pelos professores Guilherme A. de Benedictis e Álvaro Z. Aranha, foi muito elogiada por todos os presentes. “O professor foi muito didático ao explicar conceitos complexos. Criou até um personagem para aproximar as situações discutidas à realidade do público da palestra”, comentou Guilherme, atestando que o “medo” que muitas pessoas têm da economia passou longe da turma do Band.