Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
29/09/2011

Você sabia que comer pouco nem sempre emagrece?

#caloria #carboidrato #comida #dieta #emagrecimento #metabolismo #peso #regime

Você sabia que comer pouco nem sempre emagrece?

Publicado em 29/09/2011 12:56

Teoricamente se você ingerir menos calorias do que gasta diariamente seu peso se reduzirá, isto, porém não é garantia de redução de tecido gorduroso.

Todas as adaptações feitas pelo nosso corpo visam somente nossa sobrevivência, não levando em consideração a estética. O corpo não tem como saber que você não está comendo porque não tem tempo ou está de regime. A interpretação dele é que você não tem o que comer e não que você não quer comer, para poupar energia o seu metabolismo vai diminuir.

O corpo humano em repouso precisa de uma quantidade mínima de energia diária (energia basal) para a manutenção de suas funções vitais (funcionamento de todos os órgãos).

O gasto energético total diário inclui, além do gasto basal, também a energia gasta com atividades físicas, trabalho e/ou estudo e a digestão dos alimentos. Comer também gasta energia, 6 a 10% do gasto total diário de energia ocorre durante o processo de digestão.

Motivos pelos quais posso engordar  fazendo regime sem orientação adequada:

  • Pular refeições e comer muito pouco diminui o metabolismo. Nosso corpo prioriza o armazenamento de energia como gordura. Numa dieta mal planejada o tecido muscular é mais utilizado do que a gordura para fornecer energia, e você poderá perder massa muscular e não tecido adiposo como era sua intenção ao iniciar a dieta.
  • O carboidrato não pode ser totalmente cortado da alimentação. Eles são os nutrientes responsáveis pela queima de gordura e fornecimento de calorias ao organismo. Devemos consumir com moderação os carboidratos complexos como mandioca, macarrão, pão, arroz, dando preferência as versões integrais, e evitar os carboidratos simples como os açúcares.
  • Gastando menos energia, devido ao metabolismo diminuído, temos mais chance de engordar quando damos uma escapadinha da dieta, porque a comida ingerida pode ter mais calorias do que o corpo está atualmente adaptado a queimar.

Orientação:

  • Faça regime com orientação médica ou de um nutricionista.
  • Tenha paciência. Não existe regime milagroso e não se deve emagrecer muito rapidamente.
  • A dieta deve ser balanceada e não composta por 1 ou 2 tipos de alimento somente (papinha de nenê, clara de ovo etc).
  • Coma de 3/3horas.
  • Pratique exercício físico regularmente.

Dra Beatriz Salles Aguiar. Médica (CRM 20610) responsável pelo Ambulatório Médico do Colégio Bandeirantes

Notícias

Mais sobre Ambulatório

#HPV, #vacina, 21/09/2018

Vacinação contra o HPV

#Ambulatório, #cpg, #HPV, #Prêmio, #vacinar, 05/06/2018

Vacinação contra o HPV do Band é premiada!