Lucas Tokio é um menino tímido, quieto e concentrado. E ele não precisa dizer muita coisa para mostrar todo seu talento no comando de peões, torres e cavalos pelo tabuleiro quadriculado. O aluno do 7°B acabou de se sagrar campeão do Torneio Regional Sudeste de Xadrez Escolar e vai representar a região no Campeonato Brasileiro, que acontece no final de setembro.
Lucas, que desde os 7 anos pratica xadrez com o incentivo de sua mãe, conta que o mais lhe agrada no esporte é o desafio constante. Além dos treinos do Band, o menino assiste a vídeos com jogadas e lê muito para aprimorar sua técnica. “O que eu aprendo no xadrez também me ajuda na escola, acho que a concentração e o foco que eu tenho no jogo, eu acabo usando nas matérias da escola também”, conta o garoto. Seu técnico, Álvaro Zimmerman Filho, que enxerga em Lucas um potencial campeão, crê em outras vantagens do esporte. “Com esse destaque que o Lucas tem nos campeonatos, ele acaba lidando com um assédio maior, o que o ajuda a superar a timidez”, afirma.
Apesar de sentir a pressão durante os campeonatos, Lucas prepara-se muito tranquilamente. Enquanto o Campeonato Brasileiro não chega, o menino segue fazendo o que mais gosta: jogando xadrez com os amigos do Band.
Notícias