A carreira diplomática é um sonho para muitos jovens. O Brasil já formou célebres profissionais como Rui Barbosa, Osvaldo Aranha e Vinícius de Moraes, mas o sucesso no ramo depende da passagem por inúmeros filtros. Novas promessas, no entanto, podem ser descobertas já na tenra idade, desde que sejam aproveitadas determinadas oportunidades. Exemplos destas são o MONU-EM (Modelo das Nações Unidas para Ensino Médio), evento entre alunos do Colégio Bandeirantes, e o Fórum FAAP, atividade da qual o Colégio participa.
O Fórum FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) de Discussão Estudantil teve sua sexta edição em 2010. O evento, destinado a alunos do Ensino Médio, congrega alunos de diversos estados do Brasil e propõe aos participantes a formação de delegações que representem diferentes países em simulações de conferências como as que ocorrem na ONU. Realizado entre os dias 02 e 06 de junho, o Fórum foi considerado pela equipe do Bandeirantes uma oportunidade didática muito bem aproveitada. Uma das delegações do Colégio (elas eram do Brasil, Índia e Bangladesh) foi premiada com o primeiro lugar e alguns alunos foram laureados com menções honrosas.
O MONU-EM é uma atividade interna realizada pelo Bandeirantes desde 2001, exclusiva para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Com duração de um semestre, os alunos passam por aulas sobre a condução de um debate nos moldes das negociações internacionais e acerca de temas relevantes da geopolítica. A simulação de
conferência do MONU-EM da primeira metade de 2010 ocorreu no dia 29 de maio. O tema debatido foi a questão das “Fronteiras Vigiadas”, sendo exigido rigor formal tanto nos discursos quanto no modo de se vestir dos delegados. O MONU-EM é considerado uma das causas do sucesso do Bandeirantes em eventos externos, como o Fórum FAAP.
A aluna Anna Massaro participou dos dois eventos e ficou contente com o aprendizado. Ela conta que um grande desafio enfrentado foi o de representar os interesses de um país que pouco conhecia, abdicando também de algumas concepções pessoais. Seu pai, Carlos, ex-aluno do Bandeirantes, esteve muito envolvido no processo. “Quando o meu pai estudava no Colégio, a área de Humanas ainda não existia, assim como iniciativas do tipo do MONU-EM. Ele acompanha e se envolve nesses projetos, foi à FAAP, e comenta a evolução da escola nesse sentido”. A Professora Regina Mara, da Área de Geografia, coordena de ambas as atividades. Ela destacou a satisfação com o trabalho realizado. “Tenho orgulho de trabalhar a política com os alunos, ensiná-los que ela não é sinônimo de corrupção, mas o exercício do debate e defesa de ideias. Eles aprendem política na prática”, enfatizou.
Já consta na sala virtual dos alunos do 1º ano do Ensino Médio o aviso
para as inscrições no MONU-EM do segundo semestre. Elas estarão abertas até o final de junho.
Para saber mais sobre o Fórum FAAP 2010 clique aqui.
Saiba mais sobre o MONU-EM clicando aqui.