Desde o ano passado, uma nova tecnologia vem sendo incorporada nas mais diversas atividades do cotidiano. Os tablets possibilitam o acesso à internet, leitura de livros e revistas e utilização dos mais diversos aplicativos com apenas um toque, por isso estão ganhando uma importância cada vez maior quando se trata de mobilidade e comunicação.
Com a difusão dos tablets e o aumento de suas funcionalidades, muito se especula sobre a transformação que estes podem promover, inclusive na educação. Percebendo a potencialidade dessa tecnologia, o Band adquiriu 10 Ipads em agosto de 2010, a fim de familiarizar sua equipe de professores e funcionários e agora disponibiliza os aparelhos para os alunos na biblioteca.
Equipados com algumas dezenas de aplicativos educacionais que abrangem várias matérias, os Ipads tem atraído a atenção dos estudantes. “É muito interessante ter contato com uma forma de pesquisa mais dinâmica e que nós não temos em casa”, diz a estudante Thais Amanda Alves. A proposta, com esse primeiro contato, é exatamente que os alunos explorem novas possibilidades do aparelho, usando da intimidade que já têm com as novas tecnologias.
“A opinião dos alunos será importante também para orientarmos o uso do Ipad dentro do colégio”, diz a Coordenadora de Tecnologia Educacional, Sílvia Vampré, que lembra a vocação do colégio para a implementação de novas tecnologias. “Há 15 anos, nós distribuíamos disquetes com programas educativos para os alunos, mesmo que a maioria ainda não tivesse computador em casa. Essas ações são uma forma de sinalizar as tendências para nossos alunos.”