Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
07/02/2011

Busca Incessante pela excelência

Busca Incessante pela excelência

Publicado em 07/02/2011 12:37

É possível conciliar tradição e pioneirismo? No Colégio Bandeirantes, não há dúvidas de que a resposta é sim. Discutindo o tema Identidade e Futuro, as atividades da semana de planejamento reafirmaram os valores bandeirantinos para que novos desafios sejam enfrentados mantendo a excelência, marca do colégio desde sua fundação.

E para as próximas décadas, a tônica do país será a educação, o que torna ainda mais relevante a tradição de liderança do colégio num âmbito nacional. “O Bandeirantes é exemplo para o Brasil, num momento em que o país está voltado para educação”, pontuou o diretor-presidente Mauro de Salles Aguiar.

Ninguém conta melhor a história do Bandeirantes do que seus professores. Divididos por época de entrada no colégio, os docentes produziram apresentações baseadas em suas experiências pessoais e aspirações para o futuro dentro do Bandeirantes. Antes de começarem a trabalhar, todos foram inspirados por uma retrospectiva em forma de vídeo que compilava ícones de cada década desde os anos 30. A professora Estela Zanini aproveitou para agradecer os envolvidos na semana de planejamento. “Da programação das atividades às Ikebanas que estão decorando nossas salas, tudo se deve à dedicação dos professores”. Na apresentação dos grupos, as mudanças nos paradigmas da educação, na relação entre professor e aluno e na sociedade como um todo eram latentes nos mais de 40 anos retratados. Por outro lado, valores como reconhecimento dos profissionais, responsabilidade, organização e pioneirismo foram unânimes entre os grupos.

Para tratar do futuro, além das sugestões dos professores, a semana de planejamento contou com a participação do Prof. Dr. José Ernesto Bologna, consultor em desenvolvimento humano e organizacional, e da empresa de comportamento e inovação, Mandalah. Após ouvir os apresentações, Bologna foi enfático ao tratar dos desafios do porvir e elogiou a postura do colégio. “Uma das virtudes do Bandeirantes é não se acovardar diante das dificuldades e da diversidade”. A equipe da Mandalah trouxe aos professores um panorama dessa nova sociedade das famílias modernas, da interatividade e da sustentabilidade, mostrando as implicações dessas mudanças na educação.

No passado, presente ou no futuro, nada é mais valioso que o ser humano. Como bem disse o diretor Mauro Aguiar, “a escola é o professor” e esses profissionais não deixaram de receber atenção especial na semana de planejamento. Todos os dias de atividade começaram com atividades de relaxamento que proporcionaram bem estar e descontração. Os professores também destacaram a importância de trocar experiências pessoais, o que nem sempre é possível na atarefada rotina do ano letivo.

Valorizando sempre as pessoas, o colégio busca inspiração em suas raízes, lembrando da descrição que o professor Heinz faz do fundador do Bandeirantes, Eng. Antônio de Carvalho Aguiar. “Brilho no olhar, segurança no que faz e um otimismo invejável”. É assim que o Band se prepara para o futuro.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Formação

#conferência, #Congresso Internacional, 02/08/2024

Professor Olavo de Amorim participa de congresso do Canadá

#formação, 03/06/2024

Professor defende tese de doutorado