Durante a Feira de Ciências e Tecnologia realizada no Colégio Bandeirantes no último sábado (23-10), os visitantes da sala ambiente do Projeto Educação para a Sustentabilidade tiveram a oportunidade de construir coletivamente um manifesto.
Tudo começou com uma simples frase:
Para construirmos uma sociedade e um planeta mais sustentável, todos temos que…
A partir daí, criou-se mais que um manifesto coletivo, criou-se uma verdadeira declaração de amor ao planeta.
Leia o resultado a seguir.
…respeitar mais o mundo em que vivemos para respeitar a nós mesmos e gerar mais consciência sobre nosso ambiente.
Não se pode esquecer que a identidade de cada indivíduo deve ser levada em consideração, mas que o coletivo não pode ser esquecido.
Devemos sempre respeitar os estudiosos, sempre lembrando que vamos ter um futuro melhor , baseado na sabedoria.
Vamos preservar as árvores.
Vamos perceber, conhecer, respeitar!
Respeito à vida tanto do planeta, das árvores, como dos seres é fundamental pensar a sustentabilidade, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também é importante olhar para as questões sociais e econômicas para que as futuras gerações possam ter um mundo melhor, mais igualitário e digno para todos.
Devemos pensar, repensar e agir como bons modelos de cidadãos para que nossos alunos/filhos saibam como preservar e desfrutar da natureza como ela é. Os recursos são finitos, mas a possibilidade de renovação e boa utilização devem ser imensas.
Respeitar a Natureza e todos os seres vivos: devemos interagir com inteligência e bom senso.
Repensar nosso padrão de consumo que é em grande parte responsável pelos problemas ambientais, ao mesmo tempo em que estimulam as diferenças sociais. Devemos respeitar as individualidades, mas sem esquecer que o planeta é habitado por uma sociedade que depende de recursos naturais.
Consumir menos, mesmo quando se trata de produtos ecologicamente corretos. Trocar o consumo de coisas pelo consumo de relações. Trocar o “ter” pelo “ser”. Ser inteiro, verdadeiro e consciente de que somos todos iguais e com os mesmos direitos. Ser generoso e me ver no outro!
Criar consciência de que cada atitude nossa reflete nas interações humanas e socioambientais . Pensar em sustentabilidade não é apenas “reciclar” nosso lixo, é realmente trabalhar para um mundo melhor , em todos os aspectos, respeitando acima de tudo o próximo, para poderemos começar a respeitar a natureza e nos comprometermos com a sustentabilidade.
Mudar nossos valores de consumismo e futilidade e resgatar valores com cuidado com o outro e respeito, não só pelo ambiente, como também pelas pessoas e por si mesmo.
Parar de olhar sempre em primeiro lugar para o “crescimento econômico” e ver o que realmente precisamos, consumir de forma respeitosa ao meio ambiente e ser menos egoístas.
O ser humano deve parar de pensar somente em si mesmo e pensar no mundo como um todo, buscando a Sustentabilidade.
Sustentabilidade é viver de forma equilibrada para não afetar o futuro do planeta Terra , minimizando o consumo dos recursos naturais com qualidade de vida para todos os seres vivos da terra.
Sustentabilidade é a forma de viver de maneira equilibrada, sem afetar a natureza, e o planeta.
Sustentabilidade é um jeito de viver com equilíbrio no meio social, ambiental e econômico.Mas antes da explicação pensava que Sustentabilidade era simplesmente os 3 Rs.
Ter em mente que um simples ato pode gerar sérias consequências. Assim como, pode prejudicar o meio ambiente como o abuso de água, também pode haver a diminuição de seu utilizo. A sustentabilidade é um assunto muito importante para o futuro de nosso planeta, e temos que conscientizar todos dessa nova fórmula de se viver sem agredir o meio ambiente.
Buscar fontes de energia que não comprometam o meio ambiente como o gás natural e a energia eólica.
Ajudar populações carentes a não sujar rios. É comum nas cidades do interior de MG as pessoas jogarem o esgoto nos córregos.
É importante cobrar das autoridades que invistam em saneamento básico e educação. Assim poderemos melhorar a qualidade dos nossos rios.
Ter consciência ambiental, aplicá-la de maneira correta, divulgar a ideologia sustentável as mais variadas classes e, se necessário, deixar de lado as questões financeiras.
Saber que um pequeno gesto – como separar o lixo, usar menos papel para imprimir sem necessidade, apagar a luz quando sair de um ambiente – pode significar muito para o planeta.
Ter consciência de tudo que usamos, do compromisso com a manutenção do nosso planeta.
Pensar em nosso ancestrais que viviam apenas da natureza sem maltratá-la e seguir esse exemplo e viver um pouco mais “into the wild”.
Notícias