Por Carolina Zuccas
A sustentabilidade é um conceito a muito importante nos dias atuais. Cada vez mais, projetos sociais e educativos vem sendo criados por empresas e escolas, e o comprometimento dos jovens também aumenta.
Com início em janeiro deste ano, o projeto Educação para a Sustentabilidade tem como objetivo formar um grupo de alunos do Bandeirantes no tema, e dar continuidade nos próximos anos, sempre adicionando novas pessoas.
Em primeiro momento, há uma coleta de dados, ou seja, um questionário é respondido pelos alunos de 5º a 9º ano, com a finalidade de desenvolver ações que os coordenadores possam propor para que os alunos façam. “Muitos sabem o que tem que fazer, mas não fazem. Por isso, as ideias tem que vir deles”, comenta Denise Curi, uma das coordenadoras do projeto.
Durante a Feira de Ciências deste ano, o programa apresenta algumas novidades. Uma delas é um Manifesto coletivo em favor de um planeta mais sustentável, que é um texto no qual cada pessoa escreve um pouco do que pensa, para que ele depois seja divulgado. Além disso, os alunos também podem fazer cartinhas, nas quais devem conter 3 objetivos relacionados à sustentabilidade que pretendem desenvolver durante o ano. Para provar esse comprometimento, eles deixam suas digitais em um papel. Enfim, essas cartinhas serão mandadas de volta para os jovens no ano seguinte, para que vejam se realmente cumpriram o que queriam.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Z-5vr0q2k5Q]