Durante as reuniões do Grupo “Educação para a Sustentabilidade”, descobrimos que o desenvolvimento sustentável não se baseia apenas na questão ambiental e sim num tripé composto por sociedade, economia e ambiente. A fim de aprender mais sobre como os aspectos sociais estão relacionados a esse tema, foi proposto que visitássemos o Instituto Socioambiental (ISA).
O Instituto Socioambiental é uma ONG brasileira, criada em 1994 em meio a uma atmosfera conturbada de movimentos ambientalistas e sociais. Seu principal objetivo é defender os direitos sociais e ambientais de comunidades tradicionais – quilombolas, indígenas, ribeirinhas, entre outras, reintegrando-as à sociedade atual sem interferir em suas identidades culturais e religiosas.
Um dos principais projetos do ISA consiste no mapeamento dessas comunidades, classificando-as por suas características culturais e auxiliando-as na obtenção de renda.
Entender como a ONG trabalha ajudou-nos a perceber como sociedade e ambiente estão realmente ligados. As comunidades tradicionais nos mostram que é impossível separar ser humano e meio, pois um influencia o outro constantemente. Por exemplo, nas comunidades quilombolas da região do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, a agricultura e o artesanato são as principais fontes de renda, gerando produtos que são comercializados em supermercados próximos de nossas casas. Por meio de seu trabalho, o ISA garante a permanência das comunidades em suas terras de origem, que assim se mantêm preservadas.
Foi interessante descobrir uma visão de mundo diferente da nossa: mais sustentável e menos egoísta. Aprendemos que colaborar, divulgar, escolher e apoiar podem fazer uma grande diferença no meio global e não somente em nossas vidas. As comunidades tradicionais provam que é possível viver de modo sustentável e consciente.
Segundo um representante do ISA, Nilto Tatto, sustentabilidade é a capacidade de todos os seres vivos coexistirem no planeta sem prejudicá-lo. Provavelmente tal definição foi o que mais nos fez refletir: afinal, isso é muito mais do que simplesmente “cuidar” da natureza, não?
Agora, tendo clareza do que o tripé sociedade, economia e ambiente representa, podemos continuar nosso trabalho de forma mais objetiva, consciente e eficaz. E quem ganha com isso? Todos nós !
Para saber mais sobre o trabalho do ISA acesse: http://www.socioambiental.org/