Ela é uma das mais conhecidas personagens entre as principais obras da literatura mundial. Julieta, amante de Romeu no romance de William Shakespeare, é apresentada como uma garota recatada, submissa, até apaixonar-se por um rapaz pertencente a uma família rival da sua. A protagonista homônima de “Cartas Para Julieta” (Letters to Juliet, Estados Unidos, 2010), por outro lado, mostra-se obstinada, extrovertida e animada em busca de seus objetivos.
No filme, a jovem norte-america Julieta (Amanda Seyfried) vai a Verona, na Itália, em viagem de férias. Na cidade que serviu de palco para o embate entre as famílias de Montechio e Capuleto na obra de Shakespeare, a garota encontra um grupo de pessoas que envia respostas a quem deixa cartas em busca de conselhos amorosos num dos muros da cidade.
Ela resolve responder a uma carta datada de 1951 e procurar o remetente, o que desencadeia uma série de acontecimentos que irão marcar sua vida.
O diretor Gary Winick, o mesmo de “De Repente 30”, explora belas vistas italianas, conferindo à produção norte-americana um toque mediterrâneo. A película ainda apresenta o galã mexicano Gael Garcia Bernal, que vive um chef de cozinha.
Alunos de todas as séries já podem retirar convites para o filme no Departamento Cultural.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ve5aUbb7gA8]