Os professores de laboratório de biologia de 3o ano do Ensino Médio, Prof. Lúcia, Régis e Cristiana, junto com as professoras responsáveis pelo Projeto Biotecnologia, Profas. Ana Cristina e Marina, e os funcionários responsáveis pelo preparo das aulas, Bernardo e Milton, fizeram na sexta feira, dia 16 de abril, uma oficina sobre técnicas de biotecnologia que podem ser adaptadas a uma aula de 50 minutos. Desde que o Projeto Biotecnologia começou em 1998, tem sido um sonho antigo conseguir trazer um pouco do que acontece para os poucos alunos que participam do projeto para os demais alunos, dentro da sala de aula, de forma curricular.
A oficina foi ministrada por parceiros pesquisadores da USP , Dra. Karin Hoch Fehlauer Ale e Dr. Ezequiel Ale, doutores que trabalham com biotecnologia no seu cotidiano, ao realizar suas pesquisas em diversas áreas. Trouxeram ideias de como ensinar diferentes tópicos mais complicados, dando dicas de como contextualizar as descobertas e como valorizar o que é “fazer ciência”.
A oficina terá uma segunda parte, onde outras práticas serão ensaiadas para serem aplicadas aos alunos. Em 2010 serão incorporadas 3 aulas, que incluem eletroforese, extração de DNA e técnicas de biotecnologia.
O laboratório de biologia já adquiriu material como micropipetas, cubas de eletroforese, ponteiras e mini-centrífugas, entre outros, para os alunos terem acesso a um laboratório completo de biologia molecular, tendo assim contato com as técnicas mais modernas de pesquisa, em uma das áreas que hoje mais cresce na ciência.