Até pouco tempo os problemas pareciam existir apenas no mundo do famoso Orkut, mas à medida que passamos a utilizar com mais frequências outras ferramentas os perigos se expandem a elas também. É o caso do Facebook. Vejam que não estamos falando de um ou de outro site propriamente dito, mas sim dos perigos em qualquer meio onde haja interatividade entre seus usuários. O fato é que ludibriar acaba sendo fácil quando não se vê o outro lado ou mesmo quando não se tem como confirmar as informações.
Em recente notícia ( contribuição de Rebecca, nossa estagiária que tem nos acompanhado também em sala de aula ), foi divulgado a morte de uma jovem quando se encontrou com homem que apresentou idade e foto falsas no Facebook. Ela tinha 17 anos e ele 33 enquanto dizia ter 19.
Assim, o próprio site, alertou seus usuários para que evitem encontros com pessoas que conhece apenas pela rede. Neste caso trata-se de uma jovem britânica que foi seqüestrada, estuprada e assassinada por um criminoso que conheceu na internet.
As vezes quando conversamos sobre estranhos na internet, os jovens ficam ariscos, dizendo que não marcam encontro ou que se marcarem é sempre em local público de muito acesso. Mas a verdade é que queira ou não, não está preparados para este perigo, quem marca encontro, no calor das emoções comete falhas e se deixa levar sem ter noção do perigo.
Somos sim persistentes, justamente para que nunca se tornem vítimas.
Cristina Sleiman
www.cristinasleiman.com.br / contato@sleiman.com.br