José Ephim Mindlin, nascido em São Paulo, 8 de setembro 1914, falecido em 28 de fevereiro de 2010. Advogado, empresário, ex-secretário da cultura de São Paulo e o maior bibliófilo brasileiro. Mindlin advogou por alguns anos e interrompeu a profissão para fundar a empresa Metal Leve, que se tornou uma potência nacional no setor de peças automotivas, dirigida por ele durante 46 anos. Após deixar a empresa, entre outras atividades, decidiu com a esposa, Guita, se dedicar a sua biblioteca, uma paixão que já existia desde os seus 13 anos de idade, colecionar livros raros.
Em 2006, Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, onde passou a ocupar a cadeira número 29. Neste mesmo ano, Mindlin decidiu doar toda sua coleção à Universidade de São Paulo, que a partir de então, passou a ser chamada de “Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin”, composta por aproximadamente 17 mil títulos ou 40 mil volumes. O prédio da biblioteca ainda está em construção.
Ele sempre dizia não se considerar dono desta biblioteca. ”Eu e Guita éramos os guardiões destes livros que são um bem público.”