Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
24/10/2009

O outro lado da Radiação UV

#Feira de Ciências

O outro lado da Radiação UV

Publicado em 24/10/2009 09:53
Por Matheus Mlot

Após muitas pesquisas e conversas sobre a escolha de um tema para a III Feira de Ciências, o grupo formado por Agada Han, Raquel Chaves, Sérgio Wang e Vittória Bitton decidiram, passando por carros híbridos com motores pneumáticos e poliuretanos, o tema “Sistemas Químicos Curáveis por Radiação UV”.

Inicialmente, precisa-se explicitar que “curar” é o processo químico de secagem de um material, usado principalmente com tintas. A sustentabilidade está no fato de não emitir substâncias tóxicas no meio ambiente, tornar o material mais resistente (evitando descarte excessivo) e por economizar tempo, energia e dinheiro.

Radiação UV

O grupo, que até visitou uma fábrica que utiliza o processo, pretende mostrar aos leigos que os raios UV apresentam muito mais benefícios do que se pensa. Afinal, as primeiras idéias que vêm à cabeça das pessoas quando se fala do assunto são câncer de pele, buracos na camada de ozônio, etc.

O tema tem uma ligação forte com indústria, por isso, não tem muito destaque na mídia. Além disso, o grupo acredita que, com uma maior adoção do processo, a idéia se torne mais barata.

Tudo mostra que foi grande o apoio da professora responsável, Beth Pontes, uma vez que ela, por idéia de seu marido, Waldir Araújo, sugeriu o uso das Radiações Ultra-Violetas.

Também quer participar do Blog? Envie seu material para dib.caio@yahoo.com! Seu texto poderá ser publicado! Participe!
Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Band Ciências

#Feira de Ciências, #projetos, 29/10/2018

Feira de Ciências 2018

#Feira de Ciências, #Feira de Ciências; inscrição; ensino fundamental, 27/04/2018

Se inscreva para a Feira de Ciências!

#FEBRACE; helena frudit; daniela row; projeto; sustentabilidade, #Feira de Ciências, 05/04/2018

Band na FEBRACE: alunas criam projeto sustentável