Por Mariana Pereira e Sophia Neitzert
Na Feira de Ciências deste ano, pela primeira vez um grupo da quinta série do Ensino Fundamental apresentou trabalhos relacionados ao tema central, que foi sustentabilidade.
Após a volta às aulas cada quinta série se dividiu em aproximadamente oito grupos. Estes se dedicaram a “identificar um problema e encontrar uma solução dentro do nicho da sustentabilidade estudado em classe” explicou Malu Gukovas, a professora das turmas. Foi elaborado um trabalho que, depois de ser apresentado em aula, determinou os três grupos de cada sala que iriam expor na Feira, que estavam com os trabalhos mais bem produzidos. Porém, até alguns dos alunos não selecionados decidiram participar, chegando desde cedo para ajudar na organização e prestigiar os trabalhos dos colegas.
Umas das fontes desse entusiasmo para os alunos do Ensino Fundamental é o fato de eles estarem trabalhando lado a lado de estudantes mais velhos, do segundo ano, cujos trabalhos, por serem mais elaborados, os encorajam a se dedicarem mais.
Além disso, os projetos se servem como um paralelo para os trabalhos dos alunos do segundo ano, por retratar o olhar de alunos mais novos, com idéias e perspectivas diferentes.