Por Alessandro Gagliardi
Dentre os temas que figurarão na Feira de Ciências, neste sábado, consta o projeto que aposta nas águas calmas fluviais como fonte potencial de energia. A idéia do grupo orientado pelo professor Fábio Siqueira é a geração de eletricidade a partir do movimento das águas.
“A equipe é ótima, todos colaboraram durante o desenvolvimento”, diz Juliana Caixeta, a integrante que idealizou o projeto. Este se resume a um tubo posto a oscilar verticalmente em meio ao fluxo fluvial. Quando a água passa por ele, gera um vórtex que, pelo chamado Efeito Bernoulli, aplica no tubo uma força ora ascendente, ora descendente – isso faz com que ímãs presos ao tubo induzam corrente elétrica em bobinas dispostas ao seu lado, gerando assim eletricidade – de maneira limpa e que não acarreta danos ambientais, uma das grandes vantagens deste modelo.
Quanto ao processo de trabalho, Juliana admite ter havido empecilhos, mas se mostra esperançosa. “O projeto já está funcionando e conseguimos gerar energia a partir do movimento do cilindro, que era o nosso objetivo”m diz ela. Além do dispositivo, o grupo, formado também pelos alunos Tales Chaves, Catherine Shigeoka, Ana Yamagata, Patricia Hoshino e Felipe Matrangolo, pretende criar uma maquete para exemplificar a aplicação prática.
Também quer participar do Blog? Envie seu material para dib.caio@yahoo.com! Seu texto poderá ser publicado! Participe!