Sustentabilidade é definitivamente o assunto do momento: com as mudanças que a ação do homem está causando na natureza, não há como não discutir o tema.
No entanto, enquanto os aspectos que envolvem propriamente o ambiente, e também a tecnologia, já são exaustivamente explorados, existe um lado que raramente é abordado: os aspectos sociais e econômicos.
É para discutir esse assunto que os alunos Simon Fan e Amanda da Matta, do terceiro ano, juntamente com o coordenador de Química José de Almeida, convidam os alunos do Ensino Médio para o BandDebate do dia 9, sexta-feira, às13h30.
Serão mesmo essas medidas sustentáveis viáveis? Tendo em vista que um quinto da população mundial vive com menos de um dólar por dia, é mais importante melhor as condições de vida delas, ou gerar mais aparatos para a sustentabilidade? Como balancear a ética e a necessidade? A que dar prioridade? Qual seria a solução, se é que ela existe?
Para discutir a questão, vão estar no BandDebate quatro debatedores:
Simon Fan
Aluno da primeira sala de exatas do terceiro ano, Simon tem interesse na área de política e filosofia. Ao ler o livro Mundo Contemporâneo, percebeu que os pensamentos das pessoas são determinados pela cultura. Por isso, Simon que trazer um novo olhar sobre um tema atual. “Antes eu achava o assunto sustentabilidade meio batido; depois de ler o livro, percebi que se observarmos aspectos diferentes do tema, nossa análise se torna mais realista”, comentou.
Amanda da Matta
Aluna da primeira sala de biológicas do terceiro ano, Amada também divide o gosto por assuntos políticos como Simon. Quanto à questão do BandDebate, Amanda acredita que a forma de lidar com o problema é ajudar o planeta de uma forma a auxiliar as pessoas também.
Professora Regina Mara
A professora de Geografia Regina Mara foi convidada para mostrar o viés econômico do assunto, ou seja, debater se determinadas medidas sustentáveis são viáveis ou não. Além disso, a professora que coordena o MONU-EM também sabe tudo sobre relações entre países e órgãos internacionais.
Professor Gilvan de Freitas
O outro foco que os alunos pretendem dar à questão é a parte social, relacionada às consequências nas vidas das pessoas que as medidas trariam, e também em que medida as condições de vida dos indivíduos pode ser negligenciada em detrimento da preservação da natureza. Para expor argumentos sobre esses assuntos, o professor de Sociologia Gilvan de Freitas foi convidado ao evento.
Alberto Marcondes
Foi editor na Gazeta Mercantil, trabalhou na revista Exame, no jornal O Estado de S. Paulo e na Agência Estado. Premiado em 2006 e 2008 pelo Prêmio Ethos de Jornalismo, é uma referência nacional do jornalismo socioambiental. Hoje é diretor da redação da Envolverde ganhadora do Prêmio Mídia Livre Nacional 2009.
Notícias