Os alunos de 7.as séries do Ensino Fundamental além de estudarem a anatomia dos rins humanos responsáveis pela excreção, suas estruturas microscópicas e a produção de urina pelos rins, realizam testes laboratoriais com reagentes para identificar nas amostras de urina artificial a presença de cloreto de sódio, a presença de proteínas como no caso das nefrites, e a presença de açúcar como no caso de diabete açucarada.
As professoras Beatriz, Lúcia e Sônia direcionam e acompanham todo o processo discutindo com os alunos os resultados obtidos.
Com os testes em aula, podem obter uma visualização imediata dos resultados, com isso os professores desenvolvem discussões mais aprofundadas baseadas nos dados coletados pela classe, e os alunos desenvolvem habilidades motoras e espírito de pesquisador.
Com conhecimentos acumulados o laboratório de biologia fabrica a urina artificial à base de componentes químicos contidos na urina natural, incluindo uréia, sódio e proteínas, aproximando muito as amostras artificiais da urina natural, o que dá realismo ao trabalho de pesquisa e às aulas práticas do laboratório.